O PDDU tem por finalidade discutir questões relativas ao planejamento urbano do município

O agricultor Valtemiro Prado, conhecido por Miro, viajou 90 km para participar das discussões relativas ao planejamento urbano de Vitória da Conquista, por meio do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). Ele mora em Cercadinho, distrito mais distante do município.

“É de uma importância tão grande que eu acho que não tem distância para ser medida para poder participar de um evento desse. Quando eu tomei conhecimento do PDDU, eu não tive dúvida que é um negócio super interessante e o que eu puder fazer no meu distrito para colaborar, eu tô lá pra isso”, relatou seu Miro, que atualmente está como supervisor de serviços pela Secretaria Municipal de Agricultura.

Pela primeira vez, o agricultor participou da reunião do Grupo de Trabalho e Acompanhamento (GTA) do PDDU, que aconteceu no Auditório do Polo de Educação Permanente e na Escola de Formação em Saúde da Família – CEMAE. Ele foi escolhido para representar Cercadinho durante a Oficina Formativa de Leitura Coletiva do Território realizada na localidade no último dia 8. Os moradores da Zona Urbana e dos demais distritos também foram apresentados e passaram a integrar o GTA.

O agricultor Valtemiro Prado viajou 90 km para participar das discussões

Formado por 40% de representantes do poder público das esferas municipal, estadual e federal e 60% de representantes da sociedade civil, o Grupo possui caráter consultivo, propositivo e deliberativo e tem por finalidade identificar e discutir questões relativas ao planejamento urbano do município, de maneira a acompanhar e auxiliar na elaboração de políticas públicas, planos e projetos necessários à gestão urbana municipal.

Durante o encontro, os membros presentes aprovaram o Regimento Interno do GTA e se dividiram em grupos para debaterem os seguintes temas: Urbanismo; Infraestrutura; Meio Ambiente; Gestão da Política Urbana; e Socioeconômico. Na próxima reunião, prevista para o dia 18 de junho, os participantes se reúnem em Grupos por Segmento para escolha dos seus representantes.

O Plano Diretor é quem determina o ordenamento da cidade. É ele que vai dar diretrizes com relação a moradia; habitações de interesse social e equipamentos comunitários; mobilidade urbana e acessibilidade, além de saneamento básico; sustentabilidade econômica e recuperação ambiental. Se quer saber mais sobre o PDDU e as reuniões do GTA vá até o site do plano, clicando aqui.