Governo
Postado em 12 de novembro de 2014 as 10:00:19
Vitória da Conquista conta com amplos espaços para a participação popular. Por meio deles, moradores da zona urbana e também dos distritos e povoados localizados na zona rural têm oportunidade de dialogar, apresentar sugestões e demandas ao poder público municipal.
Entre esses instrumentos que dão voz à população, estão os conselhos municipais que, além de fiscalizar e avaliar a aplicação de recursos, acompanham as políticas públicas e os projetos ligados as mais diversas áreas. Cerca de 20 conselhos atuam nos setores de saúde, educação e assistência social, além dos 38 conselhos locais de saúde. Temas como cultura, meio ambiente e transportes também contam com ambientes próprios para serem debatidos.
Outro espaço para os conquistenses apresentarem as suas demandas é o Orçamento Participativo (OP). Criado pela Prefeitura Municipal em 1997, o OP, se constitui em uma importante ferramenta de controle social, promove o diálogo entre o Poder Executivo e a sociedade civil organizada, que elenca as necessidades de suas respectivas comunidades e as obras públicas prioritárias na cidade.
Além desses instrumentos, o município conta com mais de 120 associações de moradores, que tiveram atuação mais fortalecida e participativa a partir da criação do Movimento Unificado de Moradores. Fundado em 2005, o Movimento Unificado tem o objetivo de fortalecer e reunir as associações de bairros e povoados de Vitória da Conquista.
Confira um pouco como foi o V Fórum do Orçamento Participativo: