No último dia 9 de julho, Vitória da Conquista sediou a 8ª Conferência Municipal da Saúde, que debateu a “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro”. O evento reuniu os 216 delegados eleitos durante as 59 pré-conferências, além dos ouvintes. Divididos em seis grupos, estes cidadãos discutiram e votaram 177 propostas – ao final da plenária, foram eleitas 50.

Os números chamaram a atenção do assessor do Ministro da Saúde Artur Kioro, Alfredo Boasorte, que participou da abertura da Conferência e com quem o prefeito Guilherme Menezes esteve reunido na tarde dessa quinta-feira, 16, em Brasília. “Foi uma conferência com enorme participação, uma mobilização social incrível em defesa da saúde. Isso nos anima, anima o Ministério”, enfatizou.

O assessor destacou ainda que essa parceria entre a sociedade e o poder público tem interferido positivamente na melhoria da saúde da população. “Isso é fundamental e, por isso mesmo, merece de nós do Ministério da Saúde todo o apoio. Estamos com vários projetos sendo encaminhados e, em breve, esperamos estar anunciando mais projetos no sentido de melhorar a saúde dos moradores de Vitória da Conquista e região”, ressaltou.

Diante da boa receptividade já característica, o prefeito Guilherme Menezes avaliou o encontro como bastante positivo no sentido de qualificar, fortalecer e ampliar as ações de saúde em Vitória da Conquista. “Discutir saúde é discutir a vida e a qualidade dela”, destacou o prefeito.

Ainda na oportunidade, o gestor tratou com o assessor do ministro a respeito do processo de concessão do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) com atuação na área da saúde requerido pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista.