A Secretaria Municipal de Educação (Smed) avaliou como um sucesso a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em Vitória da Conquista, realizadas de 17 de novembro a 3 de dezembro, para os alunos do 5° e 9º anos da rede.

Segundo a Smed, em todas as 78 escolas em que foram aplicadas as provas, a frequência foi acima de 90%. A meta mínima estipulada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação, é de 80%. Também não houve intercorrência grave e tudo foi realizado com tranquilidade e ordem.

O coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Ronilson Ferreira, destacou que, mesmo as turmas do 5° e 9° ano já tendo retornado às aulas 100% presenciais, ainda é período de pandemia. “Eu diria que nós conseguimos vencer a primeira etapa, que era conseguir que os alunos que estivessem na sala fizessem a prova. A Smed ofereceu as condições e a rede respondeu, estando lá presente fazendo uma boa prova”.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).