A importância do Conselho de Educação na consolidação do Sistema Municipal foi o tema da palestra de encerramento do 1º Encontro de Gestores da Rede de Ensino de Vitória da Conquista, realizada na tarde dessa quarta-feira, 2, no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae). Ministrada pelo professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Penildon Silva Filho, a discussão tratou, entre outras questões, da necessidade da participação social na gestão da política pública.

Penildon Silva

Segundo o professor Penildon, a participação social é fundamental para que ocorram melhorias na qualidade da educação. “O Conselho de Educação é importante à medida que se constitui em um espaço para o exercício da democracia, onde os diversos atores podem dar sua parcela de contribuição”, completou.

Edgar Larry

Para o presidente do Conselho Municipal de Educação, Edgar Larry, a escolha do tema foi bastante oportuna. “Um debate dessa natureza mostra que existe integração, não somente no plano formal, mas na prática, pois o conselho não está próximo somente da gestão superior, mas daqueles que estão diretamente ligados às escolas”, afirmou.

Jocelma Gusmão

Durante os dois dias de debates, o encontro cumpriu o objetivo de aumentar a aproximação da equipe administrativa da Secretaria de Educação com os diretores e vice-diretores das escolas municipais. A coordenadora de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação, Jocelma Gusmão, avaliou a atividade positivamente. “Foi um momento de troca de experiências, pois muitos diretores da rede municipal estão ocupando os cargos de diretores e vices pela primeira vez e estavam desejosos de conhecer melhor a gestão democrática. Sobre a palestra de encerramento, a gestora declarou: “estamos fechando com chave de ouro, tratando da importância do conselho, pois temos um Governo Municipal que estimula a participação da sociedade e um processo de construção coletiva”.