O objetivo do evento é evidenciar que sem educação ambiental não há meio ambiente sustentável

A Semana Municipal do Meio Ambiente de Vitória da Conquista teve início na noite dessa segunda-feira, 2. A mesa de abertura foi composta pelo procurador da Prefeitura, Tássio Menezes, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos, pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Hudson Castro, e pela professora palestrante Aldair de Oliveira Souza. A solenidade aconteceu no Teatro Glauber Rocha, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Na oportunidade, os participantes puderam apreciar a exposição fotográfica sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).O evento, que este ano tem o tema “Educação para o Meio Ambiente”, além de avaliar e refletir sobre os problemas ambientais atuais, tem como expectativa integrar e mobilizar a sociedade e os formadores de opiniões na busca de soluções e ações práticas que gerem a construção de uma nova ordem socioeconômica sustentável.

Na ocasião, o procuradorTássio Menezes saudou os presentes e evidenciou que o tema meio ambiente deve ser discutido não apenas durante a Semana, mas sim no cotidiano. “A discussão precisa estar presente nas escolas, nas associações de moradores e nas instituições”, disse.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos, a Semana é de fundamental importância. Aproveitando a oportunidade, ele parabenizou a iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e ressaltou a necessidade de uma conscientização por parte de todos. “Temos que direcionar nossas ações, até as mais simples, para a preservação do meio ambiente”, salientou.

O secretário, Hudson Castro, agradeceu a presença de todos e os esforços de toda a equipe para a construção dessa iniciativa. “Estamos mostrando, através do trabalho, a importância de ser constante o tema ‘Educação para o Meio Ambiente’ em nosso dia a dia. Além disso, como é importante despertar o interesse das pessoas ao tema”, explicou. “Nosso objetivo é envolver toda comunidade. Contamos com a participação de todos!”, convidou o secretário. A abertura da semana também contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício.

A Palestra – Tendo como explanadora a professora doutora, Aldair de Oliveira Souza, a palestra de abertura da Semana do Meio Ambiente norteou o tema “Educação Ambiental”; oportunidade na qual a palestrante deixou claro que as iniciativas se iniciam a partir do conhecimento, entendendo o porquê da necessidade de mudança. Os participantes puderam, então, esclarecer essas questões, bem como obter respostas para as possíveis dúvidas.

Mais atividades – A programação da Semana Municipal do Meio Ambiente de Vitória da Conquista segue até a próxima sexta-feira, 6, proporcionando a participação de toda a sociedade.

Nesta terça-feira, 3, acontece os Seminários Temáticos, no Teatro Glauber Rocha (Uesb). A programação começa às 8h30, com a mesa redonda “Arborização Pública” e se encerra às 17h45, com a entrega dos certificados.

Já na quinta-feira, dia 5, acontece a Ação Social em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e as Oficinas do Módulo de Educação Ambiental, na Praça da Juventude, das 9h às 13h.

Para encerrar a Semana, no dia 6, às 8h, a Prefeitura Municipal preparou um mutirão de limpeza no Parque Urbano Municipal da Lagoa das Bateias, com toda a comunidade.

Confira aqui a programação completa!