Notícias
Postado em 30 de janeiro de 2014 as 11:12:43
Governo Municipal enviou congratulações ao sacerdote e à Arquidiocese Metropolitana de Vitória da Conquista
Em poucos dias, o padre conquistense Estevam dos Santos Silva Filho terá de se acostumar a ser chamado pelos fiéis de “dom Estevam”. A mudança de tratamento se deve a uma notícia divulgada nesta quarta-feira, 29: o sacerdote, de 45 anos, foi informado de que deixará seu atual posto como pároco, na Paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista, para tornar-se o novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador. A cerimônia de ordenação está agendada para o dia 30 de março, às 9h30, no Ginásio de Esportes Raul Ferraz.
“Recebi a notícia como um grande presente. Eu não a esperava”, disse o padre, que descreveu a nomeação como uma “escolha divina”. A comparação se baseia na forma como costuma ocorrer esse tipo de nomeação para as arquidioceses, dentro da hierarquia da igreja. O processo é intermediado pelo núncio apostólico, dom Giovanni D’Aniello, o representante direto do papa no Brasil. Ele reúne nomes vindos de várias partes do Brasil e os envia a Roma, como sugestões para tornarem-se os novos bispos nas arquidioceses brasileiras. Todos os nomes são submetidos à aprovação do papa. Segundo padre Estevam, o processo passa por vários intermediários, mas se desenvolve totalmente à revelia dos possíveis futuros nomeados. “É uma escolha divina. Não existe candidatura nem solicitação, ela acontece”, explicou.
‘Chamado’ – Dessa forma, padre Estevam se vê diante de dois desafios. O primeiro será deixar sua terra natal, na qual foi ordenado padre em 9 de julho de 1995. Além de pastorear a Paróquia Nossa Senhora das Candeias, o religioso acumula ainda as funções de ecônomo na Arquidiocese Metropolitana de Vitória da Conquista, e de diretor do Seminário Maior Arquidiocesano. “Assim como Jesus partiu de Nazaré para Cafarnaum, estou partindo de Vitória da Conquista para Salvador. A gente vai aprendendo a partir”, observou.
O outro desafio será a dimensão da nova responsabilidade que lhe cai nas mãos. Até agora, padre Estevam era responsável por pastorear uma paróquia. A partir de sua nova ordenação como bispo auxiliar, passará a ser colaborador da Arquidiocese de Salvador, que reúne centenas de paróquias. “Um chamado tão grande como esse só pode vir mesmo de Deus”, disse.
Prefeitura parabeniza – Assim que foi divulgada a nomeação de padre Estevam para o posto de bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, a Prefeitura Municipal enviou um telegrama de congratulações à Arquidiocese Metropolitana de Vitória da Conquista. “O Governo Municipal parabenizou e manifestou sua alegria por conta da nomeação do padre Estevam. É uma figura de Vitória da Conquista que, sem dúvida, tem contribuído com a formação religiosa e espiritual da cidade”, disse o assessor especial do Gabinete Civil, Gildásio Silveira, que também descreveu o sacerdote como “uma pessoa preparada para sua nova missão”.
Ainda segundo Gildásio, as congratulações também foram direcionadas ao arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista, dom Luiz Gonzaga Pepeu. “Manifestamos a dom Luiz as congratulações por conta dessa manifestação do papa Francisco, que, sem dúvida nenhuma, alegra a comunidade católica e fortalece a espiritualidade das pessoas ligadas a esse segmento”, informou o assessor.