Seguindo a orientação da Secretaria de Saúde do Estado, estão sendo vacinados nesta sexta-feira (26), os pacientes do município com Insuficiência Renal Crônica que são dependentes do tratamento da hemodiálise.

Esse grupo foi considerado como prioritário, porque são pessoas que podem desenvolver um quadro grave de Covid, se contaminados, pois estão submetidos rotina a hospitalar de forma constante. Nesse sentido, “visando a imunidade deles, uma vez que já são pacientes debilitados que realizam esse procedimento que já é complexo, foram antecipados neste momento para serem contemplados com a vacinação”, ressalta Ana Maria Ferraz, Diretora de Vigilância em Saúde.

Para esta estratégia, foram disponibilizadas 315 doses e vacinação está sendo feita mediante as listas de pacientes em tratamento enviadas previamente à Secretaria Municipal de Saúde pelas clínicas de hemodiálise do município.

Até a última quinta-feira (25), em Vitória da Conquista, já foram vacinadas 31.486 pessoas com a 1ª dose, sendo que 5.983 delas já receberam a 2ª dose.