XVII Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman

Com o objetivo de oferecer conhecimento e auxiliar na estruturação de políticas para o aperfeiçoamento da Ouvidoria, a Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), com o apoio da ABO Santa Catarina, realizou o XVII Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman. O evento, realizado em Florianópolis, entre os dias 18 e 20 de agosto, teve como tema “As dimensões da Ouvidoria Brasileira”.

Participaram do congresso, associados e não associados da ABO, além de profissionais da área, inclusive responsáveis por Ouvidorias em outros países. A ouvidora-geral  de Vitória da Conquista, Marília Fernandes, também esteve presente no evento.

Marília Fernandes

De acordo com a ouvidora, a participação em eventos como o Congresso Brasileiro é de suma importância para o serviço. “Pretendemos aperfeiçoar o nosso trabalho, com o objetivo de oferecer conhecimento e auxiliar na estruturação de políticas para a intermediação entre o poder publico e o cidadão, oferecendo assim serviços de qualidade de acordo com as necessidades de uma sociedade cada vez mais exigente”, disse Marília.

Este ano, o congresso contou com a presença de especialistas da iniciativa privada e do poder público. Durante os dias de atividade, foram debatidos diversos temas, entre eles, ouvidorias organizacionais no Brasil, prevenção de conflitos com o consumidor e usuário do serviço público, convivência das ouvidorias públicas com o sistema de Controladoria, além da regulamentação legal.