Com o tema “Ouvidorias em Rede: Uma nova era de integração e soluções ao cidadão”, a Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) realiza desde o início dessa semana, o XVI Congresso de Ouvidores/Ombudsman, em Recife. O encontro conta com a presença de ouvidores do Brasil, inclusive da ouvidora geral de Vitória da Conquista, Marília Fernandes Palles, e de outros países, como o ouvidor geral da União, José Eduardo Romão e a porto-riquenha Gennete Tripari, Representante da Eaton Corporation – Latin America & Caribbean Regional, que discutirão, dentre outros assuntos, as tendências e regulamentações das Ouvidorias, Lei de Acesso a Informação e os modelos de Ouvidorias Públicas.

Marília Palles

Para a ouvidora geral de Vitória da Conquista, Marília Fernandes Palles, a participação de Vitória da Conquista em um evento dessa relevância é importante, pois “é uma oportunidade de atualizar os conhecimentos e compartilhar experiências com profissionais do Brasil inteiro, que atuam no setor público e privado”. A ouvidora ressaltou ainda que os servidores do órgão têm participado de cursos de aperfeiçoamento com o intuito de qualificar o atendimento ao cidadão.

A assistente da Ouvidoria Geral de Vitória da Conquista, Edneia de Souza Lessa, também presente no evento, elogiou os temas propostos e a integração entre os congressistas, sobretudo, entre aqueles que lidam diariamente com as demandas dos cidadãos. “É importante esta troca de experiências, assim poderemos avaliar o quanto estamos próximo de um modelo ideal de Ouvidoria”.

Durante o congresso, foram realizadas conferências, discussão de temas ligados à participação popular e apresentação de estudos sobre modelos de atuação de Ouvidorias.