Desenvolvimento Econômico
Postado em 17 de outubro de 2022 as 18:03:53
Jovens da comunidade quilombola de Laranjeiras, no distrito de Bate-Pé, participaram de uma oficina de Design de Sobrancelhas na manhã desta segunda-feira (17). A atividade faz parte da programação do Outubro Jovem, realizado pela Coordenação Municipal da Juventude.
Para a coordenadora da pasta, Melry Amaral, a ação é uma forma de facilitar o acesso dos jovens quilombolas a cursos profissionalizantes. “Uma forma de levar pra lá um pouco desse conhecimento, mesmo que de forma rápida, pra que elas pudessem ter uma noção sobre esse ensinamento e vir a gerar renda dentro da própria comunidade”, explicou.
A oficina foi conduzida pela esteticista e cosmetóloga Tainá de Lelis. Durante a atividade, as participantes aprenderam técnicas de design básico de sobrancelhas e praticaram em si mesmas e também umas nas outras.
“Eu tentei passar pra elas um pouquinho do meu conhecimento de design, o básico, pra que elas possam, a partir daí, praticar e treinar para garantir mais uma fonte de renda. Mostrei a elas que o design, pra começar a trabalhar, precisa de um investimento baixo, e o retorno financeiro é bem legal. Eu acredito mesmo que essa atividade poderá ser uma renda extra pra elas, e que elas poderão se tornar mulheres empreendedoras na comunidade quilombola”, afirmou Tainá.
Carolaine de Jesus Santos, de 18 anos, foi uma das jovens que integrou o público da ação nesta manhã. “Gostei muito da participação e da oficina, aprendi muito, uma nova experiência. Tive maior interesse e vou tentar aprender pra ter essa profissão”, disse.
As oficinas do Outubro Jovem têm como tema “Protagonismo Juvenil – Seu Lugar no Mundo”. A programação teve início no dia 11 e segue até 24 de outubro. Além de design de sobrancelhas, as atividades também abordam as áreas de música, empreendedorismo, desenho, arte circense e games.