Na tarde desta sexta-feira, 22, representantes do Prefeitura de Vitória da Conquista reuniram-se com empresários para conhecer o novo sistema de telefonia que será implantado nos órgãos dos públicos municipais. Durante o encontro, realizado no Gabinete Civil, foram apresentadas as características e as vantagens da nova ferramenta que será utilizada pelos servidores ainda em 2013.

Noel Borges de Oliveira, diretor da Unitel Telecomunicações

“Primeiro, foi feito um levantamento de tudo que se gastava com ligações nas secretarias e dos tipos de tarifa. Posteriormente, foi realizado um trabalho para procurar ter a maior quantidade de operadoras, visando a uma redução no custo”, afirma o diretor da Unitel Telecomunicações, empresa que trabalhou no desenvolvimento do novo sistema, Noel Borges de Oliveira.

A empresa foi parceira do Governo Municipal, concebendo um sistema de telefonia que vai integrar todas as unidades de prestação de serviços da Prefeitura, em todos lugares do município, além de integrar a rede de telefones fixo à rede de telefones móveis. Tudo isso, aliado a um processo licitatório que garantiu tarifas bem acessíveis.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Eliabe Gouveia, trata-se de “um sistema inteligente, de rota de menor custo, com um controle na telefonia, que vai possibilitar uma economia superior a meio milhão de reais aos cofres públicos, anualmente”.

A previsão é de que, em três meses, o sistema seja completamente implantado. “Eu acredito que neste ano, nós já sintamos o efeito da economia de recursos”, comenta Eliabe. O vice-prefeito, Joás Meira, ressalta a relevância da iniciativa. “O novo sistema é importante para o município, pois temos como princípio uma gestão austera. A melhoria da qualidade da nossa telefonia vai proporcionar o não desperdício de recursos, que poderão ser aplicados em outros setores”, sintetizou.