Governo
Postado em 3 de janeiro de 2014 as 16:55:17
A população de Vitória da Conquista e o Governo Municipal caminham juntos. Por meio do Orçamento Participativo (OP), os cidadãos contribuem para a formulação de políticas públicas e fiscalizam, de forma permanente, a aplicação dos recursos públicos.
Desde 1997, a participação popular fortalece no município os mecanismos de controle social e traz benefícios para toda a sociedade e para a Administração Municipal, proporcionando transparência e clareza nos atos públicos.
Em 2013, o Orçamento Participativo completou 17 anos de existência, com a concretização de diversas obras que refletem os anseios da população.
Participação fortalecida – O Governo Municipal, por meio da Coordenação Municipal do Orçamento Participativo, promoveu, em 2013, cerca de 60 plenárias nas zonas urbana e rural de Vitória da Conquista. Nessas plenárias, foram eleitos delegados que representaram a comunidade no Congresso do Orçamento Participativo, realizado em junho.
Segundo o coordenador do OP, João Alberto Rodrigues, neste ano, o Orçamento Participativo obteve uma grande adesão de lideranças comunitárias. “As pessoas compareceram mais às plenárias, sobretudo, lideranças comunitárias de Associações de Moradores”, certificou o gestor.
Melhorias estruturais – Entre as ações realizadas pela Prefeitura, a partir das reivindicações dos moradores, estão construções e melhorias de escolas, unidades de saúde, praças, quadras poliesportivas, pavimentação, canais de drenagem, entre outras obras.
Em 2013, por exemplo, os moradores foram contemplados com a construção da ponte no Bruno Bacelar. A obra, que constitui um dos resultados das demandas do OP, permite acesso direto à Avenida Portugal, facilitando a vida de quem trafega pela localidade. A avenida Jadiel Matos, que acesso ao Bairro Campinhos, foi concluída, e diversas ruas dos loteamentos Senhorinha Cairo e Miro Cairo foram pavimentadas.
Também por deliberação dos delegados do OP, a Prefeitura Municipal construiu o canal de drenagem nas Avenidas Expedicionários e Augusto Seixas. Investimentos públicos também foram destinados à pavimentação das Avenidas Mogoiós e Xavante, no Bairro Patagônia; assim como à pavimentação de corredores de ônibus do Alto da Boa Vista e de diversas ruas no Loteamento Vila América.
Educação e Saúde – Os delegados do Orçamento Participativo deliberaram, em 2013, pela construção, reforma e ampliação de equipamentos importantes para toda a comunidade: escolas, creches e unidades de saúde. O Loteamento Senhorinha Cairo ganhou uma nova creche; a creche Gelásio Alves, no Miro Cairo, ficou de cara nova, com a ampliação. A Escola Municipal Iza Medeiros, no Kadija, assim como a Frei Serafim, no Nossa Senhora Aparecida foram reformadas.
Na zona rural, o moradores também comemoram a melhoria nos equipamento públicos. A Escola Municipal Euclides da Cunha, em São Sebastião, e a Escola Municipal Josias Casais França, em Datilândia passaram por reforma e ampliação, e as obras na Escola Municipal Padre Isidoro, na Estiva, já estão autorizadas. A Prefeitura também construiu unidades de saúde nas localidades de Baixa do Muquém, Laranjeira, Barrocas, Ribeirão do Paneleiros e Barreiro.
Mais qualidade de vida – A partir dos anseios da população, expressos no Orçamento Participativo, a Prefeitura ampliou o atendimento o atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco social, com a implantação de mais dois Conselhos Tutelares. Implantou ainda mais um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) para atender aos moradores do Senhorinha Cairo. A Prefeitura também investiu na revitalização da Praça Pimentel Mármore, no Bairro Brasil.