Operação recolhe objetos de grande porte descartados pela população

A Prefeitura de Vitória da Conquista está com a Operação Cata-Bagulho no distrito de São João da Vitória, popularmente conhecido como Batuque, até este sábado (3). E, na próxima semana, nos dias 9 e 10, a equipe estará no loteamento Terras do Remanso.

Entre 29 e 31 de janeiro, a operação passou pelas localidades rurais de Veredinha, Abelhas e Inhobim. Ao fim desse roteiro, o volume de material recolhido foi de aproximadamente cinco toneladas de resíduos.

O cronograma de trabalho é elaborado a cada semana pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep). A equipe costuma informar previamente aos moradores para que eles deixem, na porta de suas casas, os resíduos inservíveis de grande volume que não são coletados pelo serviço regular de recolhimento de lixo. Isso inclui, por exemplo, pneus, móveis, colchões, eletrodomésticos e outros objetos de grande porte descartados pela população.

Todo o material recolhido é encaminhado ao Aterro Sanitário Municipal, onde os resíduos recicláveis são separados. Os rejeitos que não podem ser reutilizados recebem o tratamento ambientalmente adequado – ou seja, a compactação e a cobertura.

Equipe da Sesep conscientiza moradores sobre descarte de resíduos e combate ao mosquito Aedes Aegypti

Além de recolher os rejeitos volumosos, a equipe da operação realiza um trabalho de conscientização junto aos moradores, informando-os sobre o descarte adequado dos resíduos e os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypt, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

“A gente já vem trabalhando com o serviço Cata-Bagulho há alguns anos, rodando por toda a cidade”, informa o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa. “É um trabalho de muita importância para deixar a nossa cidade cada vez mais limpa”.

Cerca de cinco toneladas de resíduos foram recolhidas em Veredinha, Abelhas e Inhobim