Da esquerda para a direita: Mateus Novais, secretário de Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção; Edgard Larry, secretário de Educação; Rodrigo Lima, coordenador do PAR; Igor Marques, Coordenação de Eficiência de Programas e Projetos; e Tiago Oliveira, membro do Núcleo de Prestação de Contas.

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista está participando do 9º Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União, que começou na terça-feira (4) e se encerra nesta quinta-feira (6), em Brasília. O evento é realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e reúne integrantes do Governo Federal, dos estados e dos municípios que atuam na área.

Representando Vitória da Conquista, participam técnicos das Secretarias Municipais de Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção (STPC), e de Educação (Smed).

O tema do evento é a transformação do serviço público por meio de parcerias inovadoras. De acordo com a organização do encontro, participam cerca de duas mil pessoas. Entre os assuntos abordados, estão o fortalecimento da governança e a melhoria da gestão pública por meio do debate, troca de experiências e inovações.

“São cerca de 130 palestras voltadas para a execução de instrumentos firmados pelo Governo Federal por meio de convênios, contrato de repasse, termo de compromisso, fundo a fundo e termo de fomento”, disse o secretário municipal da STPC, Mateus Novais, ao demonstrar a importância da participação do município no evento.

Resultados concretos

A respeito dos resultados desse tipo de debate, o secretário Mateus Novais destacou que a Prefeitura de Vitória da Conquista teve 11 propostas aprovadas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os investimentos chegam a aproximadamente R$ 106 milhões nas áreas de Educação, Saúde, Esporte, Regularização Fundiária e Mobilidade Urbana. Todo este montante partiu de propostas voluntárias elaboradas por uma equipe multifuncional, que envolveu servidores e chefes de diversos setores ligados às Secretarias Municipais.

“Foi um trabalho intenso de meses, com uma equipe técnica, que envolveu servidores efetivos e comissionados, a partir do direcionamento estabelecido pela prefeita Sheila Lemos. Tenho certeza que os conhecimentos adquiridos nos debates com os técnicos do Governo Federal foram fundamentais para o alinhamento e seleção das nossas propostas”, relata Mateus.