Moradores de José Gonçalves participam da apresentação e coleta de dados para o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB)

Na tarde desta quinta-feira (06), foi realizada mais uma etapa da oficina de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Vitória da Conquista (PMSB). Dessa vez, o encontro ocorreu com os moradores do distrito de José Gonçalves, na sede da Subprefeitura.

Representantes da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), entidade responsável pela elaboração, apresentaram a proposta do Plano, esclareceram dúvidas dos moradores a respeito da sua composição e coletaram informações a respeito da abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos do distrito.

Foi enfatizada aos moradores a importância de políticas voltadas ao saneamento básico para toda a população uma vez que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 1 real aplicado em saneamento, é possível economizar até 4 reais em serviços de saúde.

Para a manicure Verônica Menezes, conhecer o Plano é importante para que a população acompanhe de perto o cumprimento das metas estabelecidas. “Sabemos agora o que é necessário para melhorar. Desde que a Subprefeitura veio pra cá, já acarretou em uma melhoria nas ações do distrito e se a gente participa dessas ações, a perspectiva é de melhora”, complementa a moradora.

A moradora Verônica Menezes esteve na reunião para conhecer a Proposta do Plano Municipal de Saneamento Básico que está sendo elaborada

Beatriz Margulies, especialista em saneamento e finanças da Fipe, ressalta que a participação popular é imprescindível para a construção do plano. “Saneamento é um bem coletivo. Fazemos um diagnóstico técnico e a população é convidada para validá-lo e saber a forma correta que o recurso deve ser gasto”, afirma.

Além de José Gonçalves, outros distritos também estão recebendo as oficinas a exemplo de Pradoso e São Sebastião. Se você possui problemas relacionados ao saneamento no seu bairro, sugestões de melhoria, críticas ou dúvidas, por favor, colabore com a construção do Plano de Saneamento Básico de Vitoria da Conquista! Para isso, fique atento às datas das oficinas ou envie um e-mail para pmsb@pmvc.com.