Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 13 de maio de 2013 as 01:39:39
Suspense e reflexão num ambiente tranquilo. Assim foi a oficina Hitchcock, ministrada pelo produtor cultural Marcelo Lopes, neste domingo, 12. Na última tarde de atividades do Festival da Juventude – Ano II, jovens apaixonados por cinema, estudiosos da sétima arte ou apenas curiosos tiveram um momento de diversão e aprendizado sobre o trabalho do diretor.
De acordo com o oficineiro Marcelo Lopes, trata-se de “uma oficina de formação na área audiovisual, cujo objetivo é ajudar as pessoas a ler o cinema, a partir de diretores emblemáticos”. Segundo ele, que é apaixonado pela linguagem cinematográfica, “Hitchcock é uma das figuras mais emblemáticas do cinema. Sua narrativa influenciou o cinema até hoje. Ele sabe lidar com o público. Ele manipula o público. Ele sabe dizer ria ou chore e o público ri mesmo ou chora mesmo. A linguagem dele é propriamente de cinema”.
Os participantes tiveram a oportunidade de assistir não apenas a trechos marcantes da obra do diretor, mas de analisar, junto com o palestrante, a construção das cenas. Para o estudante universitário, Jessiel Novais, 21, o tema era muito interessante. O rapaz que é e Teixeira de Freitas, mas mora em Vitória da Conquista, não foi a outras discussões do festival, mas fez questão de participar da oficina. “Eu estudo Cinema e adoro o trabalho de Hichcock porque ele trouxe uma nova forma de trabalhar o suspense no cinema”, comentou.
Além da oficina e de uma roda de conversa, o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima sediou também uma reunião do Coletivo Kizomba, no final da tarde. A reunião do Coletivo é uma das atividades autogestionadas que integram a programação do Festival da Juventude – Ano II.
Democratização da Cultura – Promover o acesso da população a bens e produtos culturais e dar visibilidade ao trabalho de novos artistas é o compromisso da Prefeitura de Vitória da Conquista. Com esses propósitos, o Governo Municipal estruturou um extenso calendário cultural, que abrange eventos como Mostra Cinema Conquista, Natal da Cidade, Forró Pé de Serra do Periperi, Domingo Por Encantos, Festival de Cenas Curtas, Fechando o Beco e Por isso é que eu canto. Em todos eles, o acesso da população é gratuito e os artistas iniciantes têm espaço garantido. A seleção dos participantes é feita por meio de editais, garantindo o acesso democrático e transparente. A Prefeitura mantém ainda dois espaços de formação musical: o Conservatório Municipal de Música e a Orquestra Conquista Sinfônica.