Com objetivo de ampliar espaços voltados para o lazer, a cultura e a prática de esportes em Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal está na etapa final de construção da Praça da Juventude, situada no entorno do Poço Escuro. O investimento total para a construção da praça ultrapassa 1,19 milhões de reais, recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I), com contrapartida da Prefeitura.

A obra, executada pela Empresa Municipal de Urbanização (Emur), tem inauguração prevista para o início de maio e conta com algumas intervenções, entre elas, a construção de uma academia, sala para administração e auditório com capacidade média para cem pessoas. Também contará com laboratório para mostras da fauna e flora existente no local e anfiteatro para aproximadamente 2.500 pessoas.

Além disso, o espaço contará com paisagismo, lago, parque infantil, pontes rústicas com mirante, quadra de areia com alambrado, quadra poliesportiva com piso de concreto armado polido e iluminação, quatro pergolados, dois sanitários adaptados e seis quiosques.

Parte da política de minimizar os possíveis danos causas pelas chuvas, na primeira etapa da obra, foram implantados canal de drenagem para captar as águas das chuvas e mureta.

Poço Escuro – É uma área com 17 hectares de mata ciliar existente no grotão que abriga as principais nascentes do Rio Verruga, na vertente sul da Serra do Periperi. Apesar da ocupação urbana nas áreas próximas ao Poço Escuro, a área foi preservada desde a origem do Arraial da Conquista, talvez por conter a principal fonte de água que abastecia a população até meados do século passado.

A vegetação do local é composta por árvores de copas altas, lianas e cipós, com pouco sub-bosque. Em virtude das características biológicas da mata e diante da crescente demanda de visitação, a Prefeitura Municipal tem adotado medidas que visam ao oferecimento de condições de conforto e segurança, bem como de informações para a correta interpretação do ambiente, propiciando, assim, a sensibilização e a conscientização da comunidade para a preservação do Poço Escuro e sua utilização como espaço de lazer e fonte de pesquisas.