A educação sempre foi uma das prioridades da Prefeitura de Vitória da Conquista. Por isso, a Administração Municipal tem investido maciçamente em reformas, construções e ampliações de escolas e creches. Até o momento, os investimentos chegam a aproximadamente R$ 20 milhões de recursos próprios.

As nove creches ligadas ao Proinfância estão em processo de construção no município, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Muitas das obras já estão bastante adiantadas, é o caso das creches dos loteamentos Vila América, Morada Real, Lagoa das Flores e do bairro Simão.

Atualmente, 5.500 crianças na faixa etária de 2 a 5 anos são atendidas em 22 creches e nas escolas da rede municipal de ensino. Mais de R$ 8 milhões serão investidos na construção dessas unidades de ensino, que beneficiarão também os seguintes bairros Patagônia, Recanto das Águas, Coveima II, Panorama e Miro Cairo.

Todas as unidades terão a mesma estrutura física, que contará com quatro salas de aula com banheiro, repouso e solário, sala para os professores, espaço de informática, copa para funcionários, depósito, dois sanitários adaptados, cozinha, dispensa, lactário e lavanderia com depósito para materiais de limpeza. As creches também terão uma sala para a administração com almoxarifado.

Dona Ana Vitória, moradora do Simão

Dona Ana Vitória, 63 anos, é moradora do Simão há 30 anos. Mãe de 10 filhos presenciou de perto todas as melhorias no bairro. “Participo há muitos anos do Orçamento Participativo e sempre lutamos por melhorias para o Simão. Antes precisávamos da escola, ela veio; depois, solicitamos o posto de saúde, ele veio; e, hoje, estamos vendo a construção da creche. Eu fui vendo as coisas acontecendo aqui no bairro e se Deus me der licença, verei ainda muitos outros investimentos. O Governo Municipal tem trabalhado muito”, afirmou.

Lilian Ferreira, moradora do Morada Real

Lilian Ferreira, 21 anos, tem dois filhos: Davi, de 1 ano e 2 meses, e César Gabriel, 7 anos. Para a moradora do Morada Real a creche é mais que uma obra, é uma oportunidade. “Vai melhorar muito para todas as mães que têm crianças pequenas. Agora, teremos uma creche pertinho de casa para deixarmos as crianças quando a gente for trabalhar. É muito importante todas essas ações que são sendo realizadas porque elas melhoram o bairro e a qualidade de vida dos moradores”, explicou.

Mª Nilda Oliveira, moradora do Vila América

Maria Nilda Oliveira, 41 anos, é membro do Orçamento Participativo e há 11 anos mora no Vila América. “Meus filhos já são crescidos, mas tenho muitas colegas que precisam muito da creche para deixar os filhos para irem trabalhar. Além disso, o nosso bairro está sendo beneficiado com o asfalto, minha rua mesmo vai ser asfaltada e isso me deixa muito feliz. Lutamos por essa conquista e, hoje, estamos colhendo esses investimentos maravilhosos”, relatou.

Além de serem beneficiados com a construção das creches, os loteamentos Vila América e Morada Real estão sendo contemplados com a pavimentação asfáltica. No primeiro, a pavimentação está sendo levada a 17 vias, das quais 14 já receberam os serviços de rebaixamento de rede, drenagem e terraplanagem – etapas indispensáveis antes de finalmente iniciar a fase de imprimação e, finalmente, a aplicação do asfalto. No segundo, Loteamento Morada Real, cujo contrato contempla 16 vias, 400 metros de drenagem já foram concluídos.