Uma das mais importantes obras de infraestrutura de Vitória da Conquista, o sistema de drenagem no Alto do Panorama vai resolver de forma definitiva o problema do acúmulo de águas de chuvas e a formação de enxurradas no bairro e adjacências, que danificam ruas e prejudicam a movimentação de pessoas e veículos, além de descer em direção ao Centro e a outras áreas de menor altitude, provocando transtornos.

A drenagem do Alto do Panorama está sendo executada pela Emurc, com investimentos de R$ 8,5 milhões de recursos próprios. O projeto, de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), abrange uma área total de 84 mil m², incluindo diretamente 39 vias, começando pela Rua P e se estendendo até a Avenida José de Oliveira Lima. Desde o início dos trabalhos, a equipe da Emurc já passou por nove ruas, executando, inclusive, serviços de regularização de vias prejudicadas pelas chuvas.

A drenagem das águas de chuvas será feita por uma tubulação subterrânea que se estende por três mil metros, até uma bacia de contenção que será construída na parte mais baixa do bairro Panorama. O reservatório será ligado ao principal canal de drenagem do bairro Santa Cecília. Assim que estiver pronto, deverá receber as águas que, em períodos chuvosos, costumam inundar as ruas do Panorama e causar uma série de prejuízos – entre eles o acúmulo de lama e a formação de buracos nas travessas, ruas e avenidas.

Segundo a Emurc, neste momento, os trabalhos estão sendo concentrados no Panorama, com a construção dos poços-de-visita (PVs), popularmente conhecidos como “bueiros”, que dão acesso às redes subterrâneas pelas quais passam os canais de drenagem. Além dos PVs, a obra inclui a instalação das chamadas bocas-de-lobo, responsáveis por captar as águas pluviais e direcioná-las à tubulação.

De acordo com a mais recente medição feita pela empresa, já foram assentados quase 850 metros de tubos, o que equivale a aproximadamente 30% da extensão total da rede de drenagem. A espessura da tubulação varia entre 375 e 1.050 milímetros.

Além da população que vive no Alto do Panorama, os moradores das regiões mais baixas também serão beneficiados. Com a rede de drenagem concluída, os dispositivos de drenagem superficial absorverão o excesso de água, conduzindo-o através da tubulação até a futura bacia de contenção – o que deverá diminuir o impacto, o volume e a velocidade das águas que descem em direção à região central e a outras localidades urbanas, ajudando a impedir a ocorrência de alagamentos e inundações.