Defesa Civil
Postado em 27 de junho de 2025 as 12:15:09
Na manhã desta sexta-feira (27), representantes dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) participaram de uma capacitação em primeiros socorros, promovida pela Coordenação Municipal de Defesa Civil. O evento ocorreu no Planetário Everardo Públio de Castro e contou com a presença de 15 colaboradores representando os 11 distritos e áreas rurais de Vitória da Conquista.
A capacitação dos Nupdecs visa fortalecer a segurança das comunidades rurais e garantir que seus membros estejam preparados para agir em situações de emergência. Para isto, o curso foi ministrado pelo soldado Breno, do Corpo de Bombeiros, que abordou situações e destacou a importância do socorro inicial em emergências, como paradas cardiorrespiratórias ou hemorragias graves. “O treinamento visa ensinar como manter os sinais vitais da vítima e estabilizar seu estado até a chegada de equipes especializadas. Esse conhecimento pode aumentar significativamente as chances de sobrevivência”, enfatizou o soldado.
A coordenadora da Defesa Civil, Rosângela Freitas, destacou a relevância da formação contínua para os membros da Defesa Civil, especialmente aqueles que atuam na Zona Rural. “Estamos dando continuidade à nossa programação de capacitação. É fundamental que esses colaboradores estejam preparados para atuar em momentos de crise, pois o apoio voluntário deles é essencial para nossa resposta. A maioria das vezes, estamos distantes e não conseguimos chegar a tempo para prestar os primeiros socorros”, afirmou Rosângela.
Sandra Mara Santana, moradora do distrito de Iguá, ressaltou a importância de adquirir conhecimento para ajudar a comunidade. “Na Zona Rural, a dificuldade para chegar ao socorro é grande. Com o conhecimento que adquirimos, podemos ajudar durante situações de emergência, como quedas de postes ou alagamentos. O curso está sendo muito bom e nos permite compartilhar esses aprendizados com toda a região”, disse Sandra.
Ermita Santos, moradora de Inhobim, também compartilhou sua experiência. Ela enfatizou a dificuldade de acesso à informação nas áreas rurais e a importância de capacitar a comunidade para agir em situações de emergência. “Depois de um caso de emergência familiar, percebi a necessidade de compartilhar informações sobre como agir. A Defesa Civil tem nos ajudado a ensinar a comunidade a ser responsável em situações de crise”, explicou Ermita.