Educação
Postado em 15 de maio de 2025 as 11:15:04
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), através do Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência nas Escolas (NPMV), realizou duas ações em unidades da rede municipal de ensino. A primeira atividade, que abordou o bullying, foi feita com os alunos do Fundamental II, 6º ao 9º ano, da Escola Municipal Tobias Barreto, no distrito de Veredinha. A segunda, em parceria com a Guarda Municipal, trabalhou o tema de prevenção da violência nas escolas com alunos do 9º ano, na Escola Municipal Vicente Casimiro, conhecida anteriormente como Bem Querer.

Veredinha
Veredinha — A abordagem sobre bullying foi conduzida pela assistente social Kadija Andrade e pela psicóloga Cléa Lopes. O trabalho se deu através de apresentação de vídeo, dinâmicas e discussões sobre a temática, enfatizando as consequências negativas que a prática de bullying — considerado um crime — pode causar tanto no ambiente escolar quanto na vida pessoal dos estudantes.
A coordenadora da unidade, Josemeire Gonzaga dos Santos, ressaltou a necessidade de tratar sobre o tema na escola, para criar um ambiente escolar seguro e saudável. “O bullying é, infelizmente, uma realidade nas instituições de ensino. É preciso muita informação para combatê-lo. Assim, é importante que o assunto seja discutido seriamente com os alunos e profissionais da educação, para que não seja normalizado dentro e fora da escola”.
Escola Municipal Vicente Cassimiro – O tema de prevenção da violência foi apresentado na unidade pelo NPMV, representado pela neuropedagoga Cleire Ribeiro Alves e pela advogada Patrícia Borba, em parceria com a Guarda Municipal, presente com o inspetor Araújo e o subinspetor Rodrigo Salgado, entre outros agentes, além do Gama. A abordagem da Guarda Municipal ocorreu de forma didática, com a explicação para os alunos sobre as diferenças entre furto simples e qualificado. Também foi feita uma abordagem sobre bullying, que buscou conscientizar os estudantes de que a escola é um lugar para aprender, construir bons relacionamentos e amizades, e é importante evitar situações de violência e discriminação, que acabam gerando problemas tanto para os alunos quanto pros educadores e para as famílias.
A advogada Patrícia Borba abordou que as discussões visam garantir os direitos dos adolescentes, mas os estudantes não podem se esquecer de que também têm deveres. “É preciso verificar quando é que termina o seu direito e começa o direito do outro, do colega. É necessário respeito”. Patrícia também falou sobre as diferenças entre bullying e cyberbullying em termos de punição e seriedade, como a criação de perfis falsos ou coisas de fofoca em redes socias, por exemplo, e as consequências legais que podem ser tomadas nesses casos.
Já Cleire Alves abordou o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), composto por vários setores, integrando CAPS, CREAS, CRAS, conselhos tutelares, além das polícias rodoviária, federal e civil. “Todos esses órgãos e instituições estão trabalhando juntos prol de garantir direitos para crianças e adolescentes, sem esquecer a importância de educá-los quanto sobre suas obrigações na convivência comum”.

Equipe Formadora na Escola Vicente Cassimiro. Ao centro, Cleire e Patrícia