Na última semana, a Secretaria de Educação, por meio do Núcleo da Diversidade – órgão responsável por desenvolver políticas de igualdade racial no município -, iniciou as atividades pedagógicas do ano de 2013 com uma visita às escolas quilombolas da Baixa Seca e Lagoa de Melquíades.

Segundo a coordenadora do Núcleo da Diversidade, Karla Dias, “o propósito desse acompanhamento é desenvolver uma reflexão coletiva de alternativas que possibilitem a construção de um trabalho comprometido com as crianças das comunidades quilombolas”, declarou.

Para a articuladora do Núcleo da Diversidade, Elizabeth Moraes, a abordagem da diversidade etnicorracial e de gênero é também muito importante no contexto atual. “Aspiramos um resgate cultural nessas comunidades, de forma que a escola e a comunidade dialoguem na produção do conhecimento e na construção de um ensino de qualidade”, afirmou.

Durante a visita, foram entregues exemplares do livro “Educação para as relações etnicorraciais – Ensino de História afro-brasileira e africana”, adquirido pela Secretaria da Educação em 2012 para atender aos professores e os alunos das escolas quilombolas. As escolas Benedito Fortunato, Virgílio Ferraz e Cassiano Santos já receberam exemplares direcionados ao Ensino Fundamental I.

Núcleo da Diversidade – Desde 2005, em cumprimento da Lei nº 10.639/03 e do Parecer nº CNE/CP 003/2004, a Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista vem desenvolvendo ações para a implementação do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Com esse intuito, o núcleo promove cursos de formação e capacitação para profissionais da educação.

Além de fazer acompanhamentos às comunidades quilombolas, o Núcleo da Diversidade vai realizar projetos de resgate cultural, como aulas de capoeira, maculelê, percussão, samba de roda e estética negra. Oferece ainda mostras de cinema e material didático para o embasamento do trabalho com a diversidade.