Lenira Figueiredo durante a posse dos novos conselheiros

Na manhã desta quinta-feira, 25, foi realizada a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Convivência do Idoso e contou com a presença do prefeito Guilherme Menezes; do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício; do presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos; do juiz titular da Vara da Infância e da Juventude, Dr. Juvino Henrique Brito; do promotor de Justiça, Marcos Coelho; do Defensor Público, Pedro Fialho.

O prefeito Guilherme Menezes destacou a importância dos dois conselhos

O Conselho Municipal de Assistência Social tem a função de aprovar a Política Municipal de Assistência Social, fixando normas para a concessão de registro e certificado de filantropia para as entidades privadas prestadoras de serviços e assessoria em assistência social. Já o Comdica tem a função de formular a política municipal de atendimento aos direitos da criança e do adolescente, acompanhar a execução das políticas públicas relacionadas ao público infantojuvenil e fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros nos programas e serviços governamentais e não governamentais.

“O Comdica e o CMAS são dois conselhos fundamentais, principalmente, para a população em fragilidade social. Aqui em Conquista, eles funcionam muito bem e vêm cumprindo um grande papel junto à sociedade. Por meio dos conselhos, a população atua junto ao Governo em prol da garantia dos direitos da população”, destacou o prefeito.

Jaimilton Fernandes

A ex-presidente do Comdica, Lenira Figueiredo, falou da sua satisfação em poder ter atuado no conselho. “Este é um momento de extrema alegria para todos nós, pois é o momento em que a gente entrega para os novos conselheiros o compromisso e a responsabilidade para continuar atuando em defesa dos direitos das crianças e do adolescente. Desejo aos novos membros que consigam dar continuidade ao trabalho desenvolvido e implementar novas ações”, disse.

O presidente do CMAS, Jaimilton Fernandes, destacou o trabalho desempenhado pelo Conselho Municipal de Assistência Social. “Desenvolvemos uma série de ações. A política de assistência social cresceu muito e é muito pujante no município, justamente porque tanto a sociedade civil quanto o Governo estão dispostos a atuar nesse sentido. Isso faz com que as políticas sejam bem discutidas e bem elaboradas”, disse.

Dr. Juvino Henrique Brito

Foram empossados, entre titulares e suplentes, 24 conselheiros do Comdica e 32 do CMAS

O juiz titular da Vara da Infância e da Juventude, Dr. Juvino Henrique Brito, parabenizou a atuação dos membros tanto no Comdica quanto no CMAS. “Com relação aos dois conselhos, eu quero parabenizar aos que deixam o comando nesse instante e desejo votos de sucesso aos que estão entrando agora”, enfatizou.

Durante a cerimônia, foram empossados, entre titulares e suplentes, 24 conselheiros do Comdica e 32 do CMAS. Os novos membros são representantes de instituições governamentais e de órgãos não governamentais.