O secretário municipal de Educação, Edgard Larry Andrade, visitou pela primeira vez o Planetário Professor Everardo Públio de Castro, localizado no Centro Glauber Rocha, no bairro Brasil. Acompanhado pela secretária adjunta Selma Oliveira, na última terça-feira, ele a conheceu a dinâmica do equipamento e assistiu a projeções. Edgard Larry comentou que a intenção é ampliar o acesso da população ao planetário.
“Estou impressionado com a grandeza e importância deste espaço da Prefeitura. Nós temos que trabalhar para que, cada vez mais, este seja um espaço frequentado, conhecido pela comunidade e utilizado pela forma mais qualitativa possível. Temos isso aqui um equipamento de transformação das pessoas”, afirmou o secretário.

Capacidade reduzida – Durante a pandemia, o planetário estava operando com 20% da sua capacidade, com todas as medidas de higienização e distanciamento rigorosamente respeitadas, mas, em decorrência das últimas medidas do Governo do Estado, o espaço suspendeu o atendimento ao público há cerca de um mês. Nesse período, a equipe tem intensificado a produção e qualificação internas.

“Iniciamos um novo vídeo com produção toda do planetário, intitulado ‘Os mistérios do fundo do mar’, que está em produção. Concluímos também a formação em astronomia básica intermediária e estamos fazendo agora oficinas de teatro, para ajudar o pessoal falar em público, além de estudos sobre o Digistar, que é o nosso equipamento”, explicou a coordenadora Margareth Cardoso.