Mais um momento de integração foi proporcionado pelo Programa Novo Olhar, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, aos jovens que cumprem medidas socioeducativas em Vitória da Conquista. Na manhã dessa quarta-feira, 11, os adolescentes e seus familiares foram recebidos com uma confraternização junina. Decoração, comidas típicas e momentos de conversa e reflexão foram proporcionados aos presentes.

Ernesto Dantas.

Uma iniciativa como essa representa uma nova oportunidade de aprendizado e engrandecimento para os jovens assistidos. “A gente aprende muita coisa aqui. Quando a gente sai, tem um melhor desenvolvimento e sabe conviver mais com as pessoas. Com a minha família, por exemplo, venho me relacionando cada vez melhor”, revelou um dos jovens que participa do projeto.

Despertar o interesse pelo colégio e construir novas amizades são alguns dos reflexos que o trabalho do Novo Olhar traz para a vida dos adolescentes, segundo a visão de um jovem que participa do projeto há mais de um ano. “Além de nos ajudar, auxilia os nossos familiares também. Um ajudando o outro, sempre fortalecendo”, conta.

Balanço do semestre– Segundo o coordenador do serviço, Ernesto Dantas, o balanço do trabalho desenvolvido ao longo deste semestre no Novo Olhar é bastante positivo. Já foram seis encontros realizados mensalmente, reunindo os jovens e seus familiares. Neles, foram discutidas temáticas que vãocontribuir com a realidade e as necessidades diárias deles.

Além disso, o projeto desenvolve atividades em parceria com escolas municipais e estaduais, debatendo o risco da vivência infracional e a importância da escola no desenvolvimento infantojuvenil. Esporadicamente, são realizados ainda eventos com outras instituições, a fim de fortalecer o discurso da prevenção à vivência infracional.