Dia 22 de outubro de 2013. Essa é a data definida pelo Governo do Estado da Bahia para a retomada do processo licitatório que vai escolher a empresa responsável pela construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista. O comunicado foi feito na manhã desta quarta-feira, 11, pelo vice-governador do estado, Otto Alencar, ao prefeito municipal Guilherme Menezes.

A reabertura da licitação já havia sido autorizada nesta terça-feira, 10, pelo ministro-chefe da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, em atendimento às solicitações feitas pelo prefeito Guilherme, por Alencar, pelo senador Walter Pinheiro e pelo diretor do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Saulo Pontes. O processo havia sido suspenso temporariamente para atualização do orçamento.

A retomada do processo licitatório foi recebida com satisfação pela Administração Municipal que tem se empenhado para dar total celeridade a concretização dessa obra. “O aeroporto sempre foi tratado como uma prioridade pelo Governo Municipal, por isso, contribuímos em todas as etapas necessárias para a viabilização desse grande projeto. Queremos ver o quanto antes o início das obras”, ressaltou o prefeito.

O novo aeroporto de Vitória da Conquista terá uma pista de pouso com 2100 metros de comprimento e 45 metros de largura, o que vai possibilitar a aterrissagem de aeronaves do modelo boeing 737-800 utilizadas pelas grandes companhias aéreas do país. A área escolhida para a construção fica no povoado de Pé de Galinha, a 7 km da cidade.