Crianças, jovens, adultos e idosos estiveram presentes na Praça Gerson Sales, no bairro Alto Maron, para prestigiar o projeto Encanto de Ler promovido nesta terça-feira, 20, em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Nesta oportunidade, o projeto buscou promover a reflexão e conscientização sobre a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo. Diversas atividades foram desenvolvidas, como contação de histórias afro, jogos e leitura de contos africanos e cinema com curtas-metragens sobre o tema em questão.

Alunos quilombolas das escolas municipais Lírio dos Vales e Gustavo Alves (Boqueirão) e do Círculo Escolar Integrado de Veredinha (Lagoa de Melquíades) vieram da zona rural para participar da comemoração. O evento também contou com a participação das crianças do Programa Conquista Criança, que apresentaram o som da banda percussiva do Programa, a Baticum.

Para todos que estiveram presentes, a comemoração na praça foi muito interessante e de extrema relevância para a comunidade negra. “Eu acho muito importante promover momentos como este porque as crianças passam a gostar mais e ter orgulho da nossa cor”, disse Josenilda de Jesus Santos que foi com seus três filhos. Lucinalva Anjo dos Santos partilha do mesmo pensamento e foi à praça acompanhada por seus dois filhos. “A nossa cor tem que ser respeitada. Somos quilombolas e merecemos respeito e esse encontro é bom para as crianças conhecerem mais a nossa raça e interagir com outras crianças negras”, afirmou.

Encanto de Ler na Praça” –O projeto “Encanto de Ler” tem como principal objetivo transformar a praça em uma comunidade de leitores, onde de forma lúdica e prazerosa possa despertar a curiosidade e o interesse de todos pelo mundo dos livros, proporcionando uma maior interação entre a comunidade e a escola.