Dia de cuidar da saúde masculina

Na manhã deste sábado (05), as duas equipes de saúde que atendem na Unidade de Saúde da Família Urbis VI realizaram ação do Novembro Azul, para alertar, prevenir e orientar a população masculina sobre o câncer de próstata e a importância dos cuidados com a saúde.

A ação contou com oferta de exames de PSA (antígeno prostático específico), consultas médicas e de enfermagem, palestras sobre câncer de próstata, rodas de conversa sobre diversos temas relacionados à saúde do homem, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, oferta de teste rápido detecção de infecções sexualmente transmissíveis e atividades de práticas corporais.

Segundo a enfermeira Jéssika Gabrielly, a atividade no sábado teve por objetivo alcançar o maior número possível de homens, pois, a maioria não tem como buscar a unidade de saúde durante a semana, por conta do trabalho. “Marcamos esta data para que eles possam cuidar da saúde, a gente sabe que este público tem mais dificuldade de procurar a unidade de saúde, por isso buscamos essa data, para melhorar o acesso dos homens às ações de prevenção”, declarou Jéssika.

Cerca de 100 homens participaram da atividade. Para Hugo Matos, de 68 anos, foi uma oportunidade para cuidar de sua saúde, “é muito importante prevenir o câncer de próstata, eu sei que tem muito homem que não se cuida, mas eu cuido da minha”, ressaltou Hugo.

Hugo Matos

A coordenadora de Saúde do Adulto da Diretoria de Atenção Básica, Mariana Fernandes, lembra que as ações do Novembro Azul estão sendo realizadas em todas as unidades de saúde do município até o final do mês, “as ações começaram desde o início, o foco principal é o câncer de próstata, mas também estamos no mês da prevenção ao diabetes. No caso do câncer de próstata, estamos fazendo triagem com o PSA em todas as unidades e caso tenha alguma alteração, fazemos o encaminhamento para os outros exames”, explicou Mariana.