Com um Dia D nas unidades de saúde foi encerrada, ontem (27), a campanha Novembro Azul, pela prevenção e combate ao câncer de próstata, realizada em Vitória da Conquista pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O encerramento também teve uma ação com a Guarda Civil Municipal, na Lagoa das Bateias.

Com um efetivo composto em sua maioria por homens, a Guarda Civil foi integrada à programação do Novembro Azul

Para a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, o balanço da campanha é positivo, com grande adesão em todas as atividades realizadas ao longo do mês. “Foi um momento ímpar, porque a gente percebeu que em todos os eventos houve grande parceria dos homens, que se propuseram a ir às unidades de saúde e serem atendidos pelos profissionais de saúde”, contou Ramona.

Na avaliação dela, os homens que participaram conseguiram entender que prevenção é a melhor forma de identificar o problema e realizar o tratamento o mais rápido possível.

No evento com a Guarda Civil Municipal, houve um momento educacional e um esportivo. Cerca de 70 servidores participaram de uma corrida na Lagoa das Bateias e em ouviram uma palestra sobre prevenção ao câncer de próstata e câncer de pênis, além de ter acesso a exames de glicemia e aferição de pressão.

Vereadores Lúcia Rocha e Ricardo Babão, secretária Ramona, equipe de Saúde e subcomandante da Guarda

O subcomandante da Guarda Civil Municipal, Manoel Soledade, falou sobre a importância da ação. “Em nosso efetivo, a maioria são homens, e neste Novembro Azul a gente não poderia ficar de fora e deixar esse momento passar em branco. A gente precisa dar essa motivação, essa conscientização para os nossos guardas, e também para a população”, disse.

Para o guarda municipal Ednalvo Santos, o evento também reflete o esforço de valorização dos servidores públicos. “As atividades são muito importantes, tanto pro nosso dia a dia, como pra nossa saúde. Como servidor público, temos que estar bem para podermos realmente desenvolver e atuar da melhor forma dentro do nosso serviço, que hoje é a Guarda Municipal e trabalha na área de segurança”, avaliou.

O médico Timóteo Alencar falou sobre a importância da prevenção do câncer de próstata na unidade de saúde do Vila América

Dia D – Na Unidade de Saúde do Vila América, a manhã foi dedicada à realização de exames de PSA, para rastreamento do câncer de próstata, encaminhamentos para o urologista, atendimento clínico, aferição de pressão e exames de glicemia. Mais de 60 homens tiveram acesso aos procedimentos e também puderam participar de uma palestra sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

Para Edmilson Santos Silva, um dos homens que compareceram, é importante prevenir o câncer para viver mais. “Achei bom, tanto eu como os colegas também acharam muito bom o Novembro Azul, pra prevenir o câncer de próstata”, disse Edmilson.

Quando e exame de PSA identifica alguma irregularidade, os pacientes são encaminhados para consulta com o urologista

Janiel de Jesus Lima, que todos os anos faz o exame para rastrear o câncer de próstata, também esteve presente no Dia D. “Eu acho muito importante, porque é um problema grave, e as pessoas têm que se cuidar mesmo. A Prefeitura e o posto aqui fazem um serviço muito bom. E tem que vir o pessoal, os homens têm que vir, pra poder fazer as coisas direitinho pra prevenir essa doença”, destacou.