Creche Municipal Paulo Freire

Estar na escola é um direito de toda criança, assegurado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e registrado também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Por isso, o Governo Municipal não mede esforços quando o assunto é educação infantil. Diversos investimentos têm sido realizados em Vitória da Conquista, para que alunos e professores desfrutem de um ambiente seguro, prazeroso e confortável, que contribua para o processo de ensino e aprendizagem.

Ricardo Marques

Nove creches ligadas ao Proinfância estão em processo de construção no município, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “A Secretaria de Educação tem trabalhado para oferecer o que há de melhor em infraestrutura e também na parte pedagógica, para que as crianças tenham acesso, desde cedo, a uma educação de qualidade. É fundamental esses investimentos nessa fase da vida”, explicou o secretário de Educação, Ricardo Marques.

Centro de Educação Infantil Frei Graciano de Santo Eupídio

Mais de R$ 8 milhões serão investidos na construção dessas unidades de ensino, que beneficiarão os seguintes bairros Patagônia, Lagoa das Flores, Recanto das Águas, Coveima II, Morada Real, Vila América, Panorama, Miro Cairo e no povoado do Simão.

Todas as unidades terão a mesma estrutura física, que contará com quatro salas de aula com banheiro, repouso e solário, sala para os professores, espaço de informática, copa para funcionários, depósito, dois sanitários adaptados, cozinha, dispensa, lactário e lavanderia com depósito para materiais de limpeza. As creches também terão uma sala para a administração com almoxarifado.

Atualmente, 5.500 crianças na faixa etária de 2 a 5 anos são atendidas em 22 creches e nas escolas da rede municipal de ensino.

Creche Municipal Gelásio Zera Alves dos Santos

Mais Investimentos – Recentemente, foram entregues pela Prefeitura de Vitória da Conquista a Creche Municipal Gelásio Zera Alves dos Santos, localizada no bairro Miro Cairo, e a Escola Municipal Josias Casaes França, no distrito de Dantelândia. E as próximas inaugurações serão das escolas municipais Iza Medeiros (Kadija), Frei Serafim do Amparo (Zabelê), Lycia Pedral (Panorama) e Euclides da Cunha (São Sebastião) e de uma creche no bairro Senhorinha Cairo.

Será construída, ainda, uma escola no povoado da Estiva, atendendo a indicação de moradores, por meio do Orçamento Participativo. O investimento será de R$ 1,5 milhão e abrangerá, entre outros serviços, a implantação de salas de leitura, de informática e área administrativa.