Diretorias das associações de moradores dos bairros de Vitória da Conquista foram empossadas formalmente nesse sábado, 25. As novas diretorias foram eleitas por meio das Eleições Unificadas, que aconteceram em novembro de 2013. Cerca de 30 associações participaram da solenidade realizada no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda.

Segundo o presidente do Movimento Unificado de Associações de Moradores do Município de Vitória da Conquista, Lucas Hipólito, o movimento sugeriu as Eleições Unificadas, e as associações aprovaram esse processo. Os novos diretores terão mandato de dois anos. Das cerca de 30 associações de moradores, uma terá sua primeira diretoria: a Associação de Moradores do Povoado de Cabeceira.

Lucas Hipólito – Movimento Unificado

Lucas Hipólito também apontou a atenção do Governo Municipal à participação popular como um dos fatores do fortalecimento das associações em Vitória da Conquista. “Foi um grande avanço que tivemos no município: a Administração Municipal abriu as portas para dialogar com as associações nos bairros e no Gabinete da Prefeitura, criando os conselhos e o Orçamento Participativo. O apoio do Município tem sido bom e importante para os movimentos sociais”, comentou o presidente do Movimento Unificado.

Para o assessor do Gabinete Civil, Gildásio Silveira, que representou o prefeito Guilherme Menezes, o associativismo é importante na constituição de políticos comprometidos com o bem comum. “Já participei deste processo e sei o quanto é importante a organização da comunidade para reivindicar melhorias para o bairro e na formação de políticos sérios e preocupados com o anseio da população”.

O secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, comentou que o ato era simbólico: “Na verdade, vocês foram empossados pelos moradores de seu bairro, quando eles, de maneira bem democrática, escolheram vocês por considerarem as pessoas que mais lutam pelo bairro”. O secretário ainda acrescentou que quanto mais forte a associação, melhor é para o Governo Municipal, “pois elas ajudam na administração da cidade, ao levantar as demandas mais necessárias da população”.

Sandra Mara, da Associação de Moradores de Cabeceira

Uma das pessoas empossadas no último sábado foi Sandra Mara. Ela faz parte da nova diretoria da Associação de Lagoa Nova, povoado que fica no distrito de Iguá. A entidade está organizada há quinze anos e há oito Sandra mora no local. Ela foi reeleita nas eleições de novembro. “Graças a Deus, deu tudo certo, e o pessoal está animado, pois já conseguimos várias vitórias depois que a comunidade começou a participar efetivamente”, contou.

Adenilton Santos, da Associação de Moradores da Urbis V

Adenilton Santos, conhecido na Urbis V como Deni, foi empossado como diretor da Associação de Moradores do Bairro. Ele participa dos movimentos de bairro há mais de 25 anos e já foi presidente da associação. Em 2013, disputou mais uma eleição e foi eleito pela maioria dos moradores da Urbis V. “A comunidade abraçou o projeto nosso e com a parceria dela nós vamos conseguir realizar alguns trabalhos”, declara.

Além dos representantes da Prefeitura Municipal, participaram da solenidade de posse o líder do Governo na Câmara de Vereadores, Florisvaldo Bittencourt, e o advogado Ruy Medeiros.