O lançamento aconteceu na semana passada, com participação do secretário e equipe da Smed

Mais de 200 profissionais, entre professores das turmas do 5º ano e gestores do Ensino Fundamental I da Rede Municipal, participaram, na sexta-feira (21) do lançamento da nova edição do projeto Aprova Brasil. O encontro on-line teve o objetivo de apresentar o material e os recursos didáticos disponibilizados pelo projeto, promovido numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Editora Moderna.

Direcionado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, o Aprova Brasil tem como foco a compreensão leitora e o desenvolvimento da competência matemática. Além disso, o projeto também prepara os estudantes para as provas do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb), utilizadas como critério para obtenção da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Ou seja, o Aprova Brasil contribui não apenas para a melhoria do índice em si, mas pensamos também na melhoria da qualidade da educação”, disse a coordenadora pedagógica Norte-Nordeste da Editora Moderna, Sulamita Pereira. Neste sentido, o novo material trouxe em seu conteúdo também as competências socioemocionais, abordadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Segundo o secretário de Educação, Edgard Larry, a utilização desse material didático reforça o compromisso da secretaria de dotar a rede municipal de instrumentos que contribuam para o aprendizado dos alunos. “A qualidade da educação tem sido meta da gestão municipal de Vitória da Conquista, a qual não tem medido esforços para que esse objetivo se concretize”, enfatizou.

De acordo com a coordenadora-geral do Núcleo Pedagógico, Tânia Novais, 3.434 alunos do 5º ano terão suas competências e habilidades potencializadas por meio dos exercícios e simulados do Aprova Brasil. “O projeto vem contribuir ainda mais com esse momento de educação remota com nossos alunos do 5º ano e também com a preparação da prova Saeb”, destacou Tânia.