Desenvolvimento Social
Postado em 20 de janeiro de 2014 as 07:30:08
O Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial é responsável por propor, em âmbito municipal, políticas de promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra, povos indígenas e outros segmentos étnicos da população, com objetivo de combater o racismo e a discriminação racial, entre outros.
Na noite dessa sexta-feira, 17, na Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, foi eleita a diretoria do conselho, com mandato de dois anos, que tem, a partir de agora, como presidente, Uelber Batista Silva, vice-presidente, Robélia Alves Rocha Matos, e secretário, Flávio José dos Passos.
O secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, que na ocasião representou o prefeito Guilherme Menezes, destacou a atenção do Governo Municipal pela igualdade racial. “Esse conselho tem a função de promover a igualdade racial e o nosso Governo sempre se preocupou em estabelecer políticas públicas para redimir ou pelo menos diminuir substancialmente a questão do racismo e do preconceito no município. Hoje avançamos com a eleição da diretoria e deixo meus votos de muito sucesso e êxito para este conselho”, afirmou.
O conselho já atua no município há dois anos e já estruturou o Plano Municipal de Políticas de Igualdade Racial, que norteará as políticas de igualdade racial a serem desenvolvidas nos próximos anos, tanto pelo Governo Municipal quanto pelo próprio Conselho de Promoção da Igualdade Racial. Para o presidente eleito, Uelber Barbosa Silva, o conselho se faz de forma coletiva. “Nosso papel agora é agir de forma coletiva, construindo as ações do conselho no dia a dia. Temos um grande desafio porque o racismo é muito eficaz e consegue se mascarar na sociedade de várias formas. A Prefeitura também está se empenhando em prol das políticas públicas para a população negra, e esperamos avançar muito mais nesses dois anos que temos pela frente”.
O conselheiro Lázaro Vieira dos Santos, representante da sociedade civil, ressaltou a importância do momento. “Sou militante social e trabalho com capoeira há vinte anos em Vitória da Conquista. Estar presente neste momento é muito bom. O conselho vai proporcionar discussões e ações que venham a beneficiar toda a população”.