Criado há 14 anos, o Banco do Povo de Vitória da Conquista oferece Microcrédito Produtivo Orientado a empreendedores que, por não terem renda fixa, não obteriam financiamento de outras entidades bancárias. Desse modo, a instituição visa cumprir o objetivo de promover o desenvolvimento social, apoiando o trabalho dos pequenos produtores que, além do crédito, recebem acompanhamento e orientação.

E foi para escolher os representantes que vão gerir o Banco do Povo a partir de agora é que foi promovida na noite dessa quinta-feira, 27, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a eleição para composição da nova diretoria do Banco do Povo para o triênio 2014-2017. Os eleitos foram: Cláudio Cardoso (presidente do Conselho Administrativo); Flávia Hipólito de Santana (vice-presidente); e Pedro Emílio da Silva (secretário); além de mais seis conselheiros.Para o Conselho Fiscal da instituição foram eleitos: Ester Andrade (presidente); Antônio Vilmar, (relator); e Altino Francisco de Oliveira (secretário).

Gildásio Silveira

O assessor do Gabinete Civil e também membro do conselho do Banco do Povo, Gildásio Silveira, destacou a importância do momento para a instituição. “O Banco cumpre um papel importante na sociedade e escolher democraticamente seus dirigentes é muito importante, porque isso consolida o projeto e a metodologia pela qual ele foi criado e implantado pela Prefeitura, consolidando ainda mais sua autonomia”, afirmou.

Cláudio Cardoso

O novo presidente do Conselho Administrativo do Banco, Cláudio Cardoso, acompanha a trajetória de crescimento da instituição desde a sua criação e falou da satisfação em integrar a diretoria. “Estou honrado pela confiança em mim depositada. A instituição cresceu muito ao longo dos anos, não somente em aspectos patrimoniais, mas também em termos de valor agregado ao público beneficiário dessa iniciativa que foi pioneira no estado e se tornou uma referência de crédito popular e assistido”, enfatizou.

Edilberto Amorim

Para Edilberto Amorim, que respondeu pela presidência do Banco do Povo no triênio 2011-2014, o sucesso conquistado pelo Banco ao longo de sua trajetória está ligado também ao aporte da Prefeitura de Vitória da Conquista. “Esses três anos foram de uma gestão muito positiva. O Banco do Povo tem uma caminhada que repercute no mundo inteiro, transformando-se numa potência. Pessoas de diversos lugares do mundo vêm conhecer o que a instituição tem feito”, contou.

Após a eleição, foram apresentados o Relatório de Atividades e a Análise do Balanço, ambos referentes à 2013.