Os moradores do povoado de Pé de Galinha, que participaram de uma reunião com a prefeita Sheila Lemos, ontem à noite (2), foram os primeiros a ouvir da gestora que ela planeja levar investimentos da ordem de R$ 60 milhões para obras na zona rural. Na reunião, articulada pelo vereador Ricardo Babão, a prefeita ouviu demandas do povoado e seu entorno, como necessidade de água, melhoria ou construção de unidades de saúde, praças e espaços para esporte e lazer da comunidade.

Segundo Sheila, a definição de onde e como serão aplicados os recursos ocorrerá depois de ouvir as comunidades. “As necessidades são muitas, a gente sabe. Cada lugar tem uma demanda e o governo precisa verificar onde é maior a prioridade”, disse a prefeita depois da reunião. Ela explicou que o dinheiro para o investimento virá de financiamento obtido em uma das instituições bancárias nacionais. “Ainda temos etapas para cumprir, como a definição dos locais e das ações a serem realizadas, a escolha do banco onde tomaremos o financiamento e a aprovação dos vereadores, que vão avaliar o projeto de lei”, completou.


Na reunião, Sheila Lemos destacou que na concepção do Governo Para Pessoas o diálogo é uma das principais ferramentas para a eficiência da administração pública. Por isso ela atendeu o convite do vereador Ricardo Babão. De acordo com a prefeita, um encontro como aquele faz com que a Prefeitura seja ainda mais assertiva na tomada de decisões referentes aos serviços voltados para os moradores, principalmente, com relação à área rural, dada a sua extensão.

“Viemos ouvir vocês e explicar o que podemos fazer e o que não podemos fazer imediatamente. Temos o compromisso de servir bem a população, de tornar a vida, o dia a dia de vocês mais fácil. Trabalhamos pelo e para o povo”, reforçou.

Segundo o vereador Ricardo Babão, que viabilizou a reunião, ver a comunidade, formada por 280 famílias (aproximadamente 750 pessoas), reunida para um exercício de cidadania foi motivo de alegria. Ele destacou que é a parceria entre Executivo e Legislativo que faz com que as melhorias aconteçam para a população.

“Esse é um governo sério que não tem promessas, mas sim compromissos. Tenho certeza de que mais melhorias virão para a comunidade”, enfatizou o vereador, ao lembrar recentes conquistas para o povoado, como o patrolamento e cascalhamento de ruas, os reparos na iluminação e a reforma da escola, que está em andamento.

Moradora do povoado há 69 anos, dona Izabel Amaral falou da alegria por receber a prefeita na comunidade para ouvir diretamente o que o povoado precisa. “Nasci e me criei aqui. Quero coisas boas para o Pé de Galinha. Nós ficamos muito animados com essa reunião, foi muito importante e tenho certeza de que vão fazer as coisas por nós”, comemorou.

A presidente da associação de moradores do local, Rosália Santos, disse que se sentiu honrada com o encontro e contou suas expectativas. “Ter a prefeita aqui hoje, na nossa comunidade, para ouvir as nossas demandas foi muito bom, uma satisfação grande. É a partir dessa conversa que as melhorias vêm e é isso que a gente espera”, disse.

A reunião contou ainda com a presença de alguns representantes de outro povoado próximo, Quatis do Fumaça. Eles também reivindicaram melhorias e elogiaram a disposição do governo em ouvir a população. “Foi um acesso bom e fácil para nós, porque nem todos conseguem ir até à Prefeitura. Ela nos ouviu, respondeu, esclareceu os pontos. Foi fantástico”, avaliou Flaviana Lobo, que representou o Quatis do Fumaça.

Também participaram da conversa, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Sousa, o assessor da prefeita Marcelo Melo, o coordenador da Secretaria Municipal de Educação, Célio Barborsa, representando o secretário Edgard Larry, e o advogado Rafael Nunes.