Esaú Matos
Postado em 27 de julho de 2022 as 17:34:41
Em 27 de julho é comemorado o Dia do Pediatra. Médico responsável por cuidar de crianças desde o nascimento até o início da adolescência. No Hospital Municipal Esaú Matos, esses profissionais têm um importante papel, pois, ao desenvolverem um trabalho tão fundamental, colaboram para que a unidade hospitalar continue a ser referência em pediatria no interior da Bahia.
“Nós desenvolvemos um trabalho voltado para acolher, tratar e cuidar de pequenos pacientes, de recém-nascidos até 12 anos incompletos”, ressalta a coordenadora do setor de pediatria do Hospital Esaú Matos, a médica pediatra Sara Minah Almeida. “Esse é um trabalho de extrema importância para toda a região, porque a gente tem a pactuação com mais de 80 municípios da macroregião Sudoeste. Toda a população dessa região enxerga o Esaú como ponto de referência para casos moderados a graves”.
Segundo a coordenadora, atualmente, o Hospital conta com cerca de 60 pediatras, organizados numa escala ininterrupta, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atender a grande demanda. Na unidade hospitalar, além do atendimento em dois prontos-socorros e leitos de enfermaria pediátricos, os profissionais atuam na área de Neonatologia, prestando serviços na Terapia Intensiva Neonatal, Semi-intensiva neonatal, Unidade Canguru e Berçário de baixo e médio risco.
“É uma grande e excelente equipe que busca sempre atender da melhor forma os pacientes pediátricos, bem como acolher as suas famílias”, destaca Diogo Azevedo, diretor-geral da Fundação Pública de Saúde, que mantém o Hospital Esaú Matos. Ele lembra ainda que a unidade hospitalar conta com Programa de Residência Médica em Pediatria, que tem o envolvimento direto dos pediatras que atuam no Hospital. “Aqui dentro do Esaú Matos, com o apoio dos médicos pediatras, estamos formando novos profissionais para o mercado de trabalho e que irão contribuir para o desenvolvimento saudável de nossas crianças e adolescentes”, finaliza Diogo Azevedo.