Os 15 profissionais que atuam nos conselhos tutelares do município foram homenageados pela passagem do seu dia, nesta sexta-feira (18), pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). O evento aconteceu no auditório do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente,

Os conselheiros tutelares atuam na proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes que tiveram os direitos violados ou ameaçados. Em Vitória da Conquista, os profissionais estão distribuídos em três Conselhos Tutelares: Zona Leste, Zona Oeste e Zona Rural.

“Hoje foi preparada uma programação pra eles, em homenagem a esses guerreiros, esses profissionais que são tão importantes na vida de cada criança e adolescente que são vítimas”, afirmou a coordenadora da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, Carla Mascarenhas. Ela também fez uma orientação à comunidade: “Toda vez que a população perceber que uma criança está tendo seus direitos violados, ela pode ligar para o Disque 100, ou para o Conselho Tutelar, e fazer a denúncia, e essa denúncia pode ser anônima, não precisa ser identificada.”

Coordenadora do Conselho Tutelar da Zona Leste, Fernanda Silva da Cruz falou sobre a alegria em ver o seu trabalho sendo valorizado. “Para nós é uma alegria estar comemorando hoje. Pra nós é um orgulho ser conselheiro tutelar em Vitória da Conquista, uma cidade que é pioneira nas políticas e garantias da criança e do adolescente. Pra gente é uma grande alegria ser reconhecido”, afirmou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Leda Freitas, lembrou que neste ano o Conselho Tutelar completou 31 anos de atuação em Vitória da Conquista, com um importante papel na rede socioassistencial. “Esse órgão, para o nosso município, é de extrema importância, porque nas violações de direito, quem primeiro chega é o Conselho Tutelar, e dali é encaminhado para a nossa rede”, disse.

Também participaram da mesa de homenagens o assessor especial da Semdes, Augusto Leal, representando o secretário Michael Farias; a coordenadora do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Uesb, Luciana Rocha Prado; e a conselheira tutelar Jocione Fonseca Prado.

Valorização profissional

O Governo para Pessoas reconhece e valoriza o importante papel desempenhado pelos conselheiros tutelares em Vitória da Conquista. No dia 18 outubro, a prefeita Sheila Lemos sancionou a Lei nº 2.697, autorizando a concessão de reajuste salarial para os profissionais, com efeito retroativo a 1º de maio.