Durante toda esta semana, atividades educativas e culturais integraram a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente. Marcando o encerramento do evento, um mutirão de limpeza foi organizado na manhã desta sexta, 6, no Parque Municipal Lagoa das Bateias. Toda a comunidade, além de algumas instituições de ensino, foi convidada a participar da ação. O objetivo é mobilizar e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente.

Hudson Castro

“Esse trabalho é feito durante o decorrer do ano, mas hoje, em especial, em comemoração à Semana Municipal do Meio Ambiente, a gente fez questão de divulgar e envolver toda a comunidade. Além da limpeza, o objetivo é conscientizar as pessoas sobre aimportância da preservação ambiental”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Hudson Castro. Ele avalia de forma positiva a realização da Semana, que contou com grande participação de estudantes, especialmente crianças, em atividades como palestras, rodas de conversa e ação social.

Zélia de Oliveira

Zélia de Oliveira foi uma das voluntárias na manhã desta sexta. “Eu trabalho aqui perto e gosto muito da Lagoa das Bateias. Por isso, acredito que participar desse mutirão é uma forma de deixar este ambiente cada vez melhor”, diz. Preservar o espaço de lazer e entretenimento da comunidade local é o objetivo de Noélia da Silva, moradora do entorno, que já tem o costume de fazer parte de mutirões como esse. “Juntando a comunidade para contribuir, fica muito melhor. Essa ação é muito boa para a gente aqui do bairro”, expressa.

Noélia da Silva

Ação diária– É dever do poder público manter a limpeza dos espaços públicos, mas cabe à população colaborar com a preservação. Além de fazer sua parte em não jogar lixo nas ruas e conservar estruturas de parques ou praças, por exemplo, também é possível denunciar à Secretaria do Meio Ambiente flagrantes de degradação ambiental.