Para garantir que Vitória da Conquista continue entre as cidades mais seguras do Nordeste e da Bahia, o Governo Municipal entregou, nesta sexta-feira (20), a Central de Monitoramento Muralha Digital, localizada na Avenida Juracy Magalhães. A fiscalização eletrônica do trânsito está prevista para iniciar em 1º de janeiro de 2025.

No Centro de Comando e Controle (CICC), onde fica a Muralha Digital, além das câmeras de monitoramento, os agentes de Trânsito contam com um espaço que garante qualidade de trabalho para os servidores, como afirmou a prefeita Sheila Lemos, durante o ato de inauguração. Diante dos agentes de Trânsito e secretários municipais, a gestora também destacou o papel de todos os agentes públicos: “Somos servidores, estamos aqui para cuidar das pessoas e é isso que vamos fazer”.

Sheila ressaltou o objetivo principal do equipamento inaugurado nesta sexta-feira, que ela classificou como histórico. “Nós vamos poder de uma forma muito mais eficiente trabalhar para salvar vidas no trânsito. É essa a missão da Muralha Digital: ajudar na segurança pública da nossa cidade, organizar o trânsito para que nós não tenhamos nenhuma vítima no trânsito de Vitória da Conquista”, declarou, citando um dado preocupante. “Nós tivemos um aumento de quase 30% de acidentes com motociclistas. A gente precisa agir urgentemente e a Muralha vem com esse intuito”.

Além do monitoramento do trânsito, em breve a central passará a fazer o monitoramento de desastres e das urgências e emergências. “Equipes da Defesa Civil, do SAMU 192, e da Guarda Municipal trabalharão junto com as forças de segurança para que nossa cidade continue sendo essa cidade segura”, concluiu a prefeita.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Lucas Dias, disse que o Governo para Pessoas deu mais um passo muito importante. “Da mesma forma que a nossa iluminação de LED contribuiu para que Conquista fosse reconhecida como das cidades mais seguras do Nordeste, agora também a gente tem equipamentos que fazem identificação de placas, tendo acesso a veículos eventualmente procurados pelas autoridades policiais, pelas autoridades judiciárias. Vamos ter um controle efetivo sobre a velocidade de segurança nas vias, então traz bem-estar, traz segurança, salva as vidas. É uma grande alegria contar com esse equipamento aqui na nossa cidade”, declarou o secretário.

Segundo a coordenadora de Trânsito, Jamilly Alves, 16 agentes de Trânsito estarão no monitoramento. “Nós já tínhamos aqui o videomonitoramento e ele foi expandido para todas as áreas do município. Demos o pontapé da Muralha Digital, primeiro com os agentes de Trânsito e ao longo dos próximos meses, os demais órgãos serão integrados aqui”, disse a coordenadora. É que além do monitoramento do trânsito, em breve a central contará com equipes da Defesa Civil, do SAMU 192, e da Guarda Municipal.

A Muralha Digital consiste em vários sistemas incorporados no âmbito da fiscalização e monitoramento das vias. “Nós temos equipamentos que fazem o controle da velocidade, com a fiscalização da velocidade e monitoramento das vias. Aqui nós temos 19 pontos com o OCR, que é o leitor de caractere, que vai pegar essa informação da placa e já transmitir para os agentes. Nós temos mais 40 pontos na cidade inteira, todas as regiões da cidade, que vai fazer a fiscalização das vias. Fora a verificação das vias e a fiscalização, a central vai ajudar na mobilidade, porque quando a gente recebe as informações, que está engarrafado, que teve algum sinistro ou está tendo alguma situação perigosa da área da segurança, a gente também aciona os outros órgãos”, explicou o agente de Trânsito, Wilian Abreu.

A equipe da central também é responsável por todo processo da EDAT, que é a Declaração de Ocorrência Eletrônica. “Em casos menores, como o carro encostar no portão de casa, não precisa mais deslocar até o órgão para solicitar algum documento que comprove esse fato. A gente faz tudo online e a gente libera tudo por aqui também. Então é todo um serviço tecnológico entre a população e o órgão de trânsito municipal”, complementou Abreu.

Para o Major PM Valmari Nogueira Júnior, coordenador do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), qualquer forma de auxílio tecnológico, principalmente emanado dos poderes públicos, é benquista. “O mais importante é que seja feita a integração entre as instituições, para que as instituições tenham uma forma de comunicação mais efetiva para que o problema seja sanado com rapidez. E o que puder contar com o Sicom, nós vamos fazer todo o esforço possível, nós vamos lutar pela integração”, declarou o representante do órgão.

Tecnologia e integração

Além da integração dos serviços municipais, o Muralha Digital representa uma evolução nos sistemas de monitoramento da cidade. Os antigos radares, que antes eram responsáveis apenas por medir infrações de velocidade, estão sendo substituídos por um sistema mais moderno e abrangente. Este novo sistema não apenas monitora a velocidade, mas também serve como uma ferramenta de vigilância da cidade, ajudando a detectar e responder a incidentes de segurança em tempo real.

A importância do Muralha Digital vai além do monitoramento em si. As informações coletadas por esse sistema são compartilhadas com as forças de segurança pública, o que fortalece a capacidade de resposta a eventos críticos e permite a implementação de estratégias mais eficazes de policiamento e gerenciamento de tráfego. Isso contribui para a criação de uma cidade mais segura e eficiente para seus habitantes.