Vitória da Conquista está mais uma vez sendo referência na Bahia. Nesta quarta-feira (16), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) recebeu representantes da Secretaria Municipal de Agricultura de Barreiras. Ontem, também foram recepcionados membros da Secretaria de Agricultura de Ipirá.

A comitiva de Barreiras se reuniu com representantes da SMDR, visitou a Ceasa e conversou com produtores de biscoitos. Amanhã, o grupo quer ir conhecer a estrutura da horta comunitária do bairro Kadija, projeto mantido pela SMDR em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes). Além do secretário de Agricultura, José Marques de Castro, também estavam presentes a subsecretária Manoela Maia e o diretor de departamento Marisvando Batista.

O secretário municipal de Agricultura de Barreiras, José Marques de Castro, comentou a experiência. “A gente acaba vendo a possibilidade de agregar aos nossos trabalhos, aos nossos planejamentos, atividades que vocês possam já estar realizando, acredito que aquilo também que a gente traga como experiência da nossa cidade. Então, de fato, a gente fica muito gratificado pela forma que fomos recebidos por vocês, da Secretaria”, disse.

Na terça (15), foi a vez da comitiva da Secretaria de Agricultura de Ipirá passar por Conquista. Eles conheceram a fazenda experimental do umbu gigante, localizada no distrito de Bate-Pé. O secretário, Mário César Cruz, esteve acompanhado da primeira-dama, Ilma Bastos; da secretária do gabinete, Adriana Alves; e da técnica Jailma.

Mário César Cruz avaliou o projeto. “Viemos ver essa experiência de vocês com umbu gigante, achei fantástico. Gostei do trabalho, a forma como tá sendo desenvolvido aqui. Trabalhando aqui as condições simples, você percebe que a planta se adapta bem”, destacou o secretário. “Nós queremos levar esse material para lá, pra gente trabalhar lá. Vocês estão de parabéns com esse projeto que estão desenvolvendo aqui, fantástico”, completou.

Fazenda de umbu gigante, distrito de Bate Pé

O gestor da SMDR, Luís Paulo Santos, falou sobre o entusiasmo em difundir as boas práticas da agricultura municipal. “Eu fico cada vez mais contente em saber que nossa gestão, a gestão do Governo para Pessoas, tá sendo exemplo em outras cidades”, contou. “É sempre bom estar trocando experiências com outros municípios, e o nosso sendo exemplo para o estado da Bahia.”

Mais dois municípios baianos demonstraram interesse em conhecer os projetos e ações da SMDR. Na próxima semana, o órgão irá receber representantes da Prefeitura Municipal de Santa Inês e da Prefeitura Municipal de Santo Estevão.