Acabou de chegar à Vitória da Conquista, na tarde deste domingo (24), o quantitativo de 3.280 doses da vacina desenvolvida pela universidade de Oxford, em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca.

Até o momento, o município recebeu 7.320 doses da vacina contra a Covid-19 e já vacinou 3.011 pessoas. A estratégia, para aplicação do restante das doses de CoronaVac e da nova remessa de vacinas Oxford recebidas hoje, é continuar vacinando os profissionais das unidades de saúde e os da rede hospitalar.

A secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira, ressalta ainda que: “novas estratégias estão sendo definidas para fazer a vacinação nos próximos dias, seguindo as orientações do Ministério da Saúde em relação ao grupo prioritário da primeira fase”.

A vacinação vai acontecer, na próxima terça-feira (26), de 9h às 11h30 e de 14h30 às 17h, por meio de drive-thru (entrada permitida apenas para carros e motocicletas) no Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), além de um ponto estratégico montado no 9º Batalhão de Polícia Militar para vacinar os profissionais que não tiverem a disponibilidade de veículos.

Para receber a primeira a dose da vacina, o profissional deve levar a declaração de vínculo ativo com a instituição de saúde – modelo disponibilizado pela Secretaria de Saúde – assinado e carimbado pelo diretor da instituição, desde que ela faça parte da rede hospitalar do município. No momento da vacinação, o profissional de saúde recebe o cartão de vacinação que garante que a aplicação da segunda dose seja do mesmo laboratório da primeira e no prazo determinado.

A aplicação da vacina de Orxford prevê que a segunda dose pode ser administrada até 90 dias após a primeira dose, por isso, todas as doses serão utilizadas nessa segunda etapa da vacinação dos grupos prioritários da primeira fase da campanha.