A pandemia ainda não acabou e o Município continua trabalhando firme na testagem da população, oferecendo o diagnóstico oportuno para os pacientes com síndrome gripal e suspeita de infecção pela Covid-19.

Além da higienização das mãos, o uso de máscara e distanciamento social, a testagem dentro do período de sintomas é fundamental para o controle da pandemia. “Embora os números tenham caído e a demanda de testagem também, ainda precisamos manter a prevenção. Já chegamos a realizar 400 testes por dia, divididos em dois turnos, e hoje o município tem testado, em média, 80 a 100 pessoas por dia, mas seguimos testando normalmente”, explicou o farmacêutico e coordenador das testagens no município, Pablo Maciel.

Do início da pandemia até esta semana, já foram mais de 103 mil testes de auxílio diagnóstico da Covid-19 já realizados na rede municipal de saúde, entre três tipos de testes: o RT-PCR, de antígenos e de anticorpos.

O teste de RT-PCR, chamado padrão-ouro, só é realizado em pacientes hospitalizados ou com suspeita de reinfecção pela Covid e as amostras são enviadas para Lacen, em Salvador. Já o teste de antígeno, que é semelhante ao RT-PCR, é realizado entre o 3º e 7º dia do início dos sintomas, período em que não há risco de apresentar riscos de resultado falso negativo.

O teste rápido de anticorpos é feito com pessoas que têm mais de 10 dias de sintomas. Os pacientes já vacinados não devem realizar esse teste para não confundir a interpretação do resultado.

O ponto fixo de testagem do Ginásio Raul Ferraz continua funcionando e para agendar a testagem o paciente deve fazer a sua notificação pelo site Notifica PMVC; pelo Call Center por meio do número 3429-3450; ou procurar a unidade de saúde mais próxima de casa. O paciente que faz a coleta para o teste de antígeno recebe login e senha e o resultado é liberado de forma on-line no mesmo dia.