O município de Vitória da Conquista conseguiu atingir a meta estabelecida pelo Selo Unicef de 784 rematrículas até o final de março de 2023. A informação foi divulgada durante uma reunião do Comitê Gestor Intersetorial do Busca Ativa Escolar, realizada nessa quinta-feira (21), no auditório do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) da Uesb. O encontro serviu também para articular quais estratégias serão desenvolvidas no próximo ano, para dar continuidade ao trabalho.

O secretário Edgard Larry comemorou: “É para ficarmos contentes, porque é o resultado do trabalho conjunto das Secretarias de Educação (Smed), Saúde (SMS) e Desenvolvimento Social (Semdes), através de órgãos setoriais. É um dado relevante, mas faz parte de um processo em que devemos avançar sempre”.

Para a coordenadora do Busca Ativa Escolar, Natilaane Brito Santos, a pandemia trouxe uma ruptura de vínculos com o espaço escolar. “Aos poucos, os alunos foram retornando e estamos junto com as escolas e a rede trazendo esses alunos de volta para o nosso espaço escolar, porque é direito deles o acesso à escola”.

Natilaane entende que a intersetorialidade é fundamental no trabalho. “Sem essa ação integrada, até para termos essa visão do todo, não seria possível alcançar este resultado. As secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Conselhos Tutelares vêm contribuindo com a Smed na busca desses alunos”.