Cultura
Postado em 6 de julho de 2019 as 10:21:46
Já teve início o terceiro mês das exibições do Cine Centro, na Casa Memorial Governador Régis Pacheco. Neste mês de julho, a programação é dedicada ao cineasta Werner Herzog. Nesta quarta (3), o primeiro filme exibido foi “Aguirre, a cólera dos deuses” (1972).
Werner Herzog nasceu em 5 de setembro de 1942 em Munique, Alemanha. Ao lado de Rainer Werner Fassbinder e Volker Schlöndorff liderou o influente movimento de cinema da Alemanha Ocidental no pós-guerra. Autodidata, em 1967 produziu “Lebenszeichen” (Sinais de vida) seu primeiro longa-metragem. Estudou história, literatura e música em Munique e é considerado um dos diretores contemporâneos mais inovadores. Desde então, ele produziu, escreveu e dirigiu mais de sessenta filmes de longa-metragem e documentários.
“Herzog trata da loucura, da solidão, do sonho de homens que por alguma razão estão à margem. Quando não se encontra um personagem em que todas essas coisas se encaixam em algum de seus filmes, é porque está falando dele mesmo”, ressalta George Varanese, gerente de projetos da Secretaria de Cultura, responsável pela curadoria do projeto.
Iniciada em maio, a Mostra Diretores do Cineclube Centro já homenageou Jean-Luc Godard e Catherine Breillat. A próxima exibição será do filme “Fritzcarraldo” (1982) na quarta-feira (10 de julho), às 18h30.