Educação
Postado em 5 de dezembro de 2012 as 13:02:12 e atualizado em 10 de dezembro de 2012 as 14:47:54
“Foi uma experiência muito boa”, destaca uma das participantes
O projeto “Cinema: a vida pelos nossos olhos” foi desenvolvido com os estudantes do 6º ao 9º ano, do Segmento II, da Escola Municipal Paulo Setúbal e deu origem à I Mostra de Cinema Estudantil de Inhobim, realizada na última terça-feira, 4. O evento permitiu integrar aluno, escola e comunidade, por meio de produções audiovisuais que retrataram a realidade do distrito.
Os estudantes abraçaram a ideia do projeto de cinema e produziram 17 curtas-metragens. “Gostei muito de participar. Gravamos os filmes em casa, foi muito divertido, e isso me possibilitou aprender muito sobre o lixo, as drogas e outros assuntos que eu não conhecia. Pretendo participar de todos os eventos de cinema agora”, disse a aluna do 6º ano, Dalila Rodrigues Vasconcelos Oliveira, que atuou no filme “O Lixo”.
A estudante Ilza Paulista dos Santos foi premiada na categoria Melhor Apresentadora de Documentário, pelo curta-metragem “O Caso Laila”. “Eu fiz o filme achando que seria exibido só na sala de aula. Fiquei muito feliz quando me vi na tela e agradeço a todos da escola pela oportunidade de participar. Eu nunca tinha visto um projeto desse e fiquei muito feliz de ter sido premiada”, revelou.
A aluna, Ana Maria Figueiredo Dias, do 6ª ano, foi premiada como melhor atriz, pela atuação no filme “Brasil sem Lei”. “Gostei muito de participar, foi um grande aprendizado e vou me preparar bastante para o próximo ano”, disse.
O curta-metragem “O sonho de uma menina” ganhou na categoria Melhor Filme. “Foi uma experiência muito boa. Conhecemos muitas pessoas e aprendemos a nos comunicar melhor, além de ampliar nossos saberes ao mesmo tempo em que nos divertíamos”, afirma a atriz principal da produção, Micaela Barbosa Reis, do 7º ano.