Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 13 de outubro de 2014 as 15:27:15
Envoltos em um clima peculiar de cinema – luzes amenas, telão e tapete vermelho – entusiastas da sétima arte se reuniram no Centro de Convenções Divaldo Franco, na noite desse domingo, 12, para contemplar a abertura da Mostra de Cinema Conquista – Ano 10. A ocasião contou com a presença da coordenadora municipal de Comunicação, Talita Nobre, que, na oportunidade, representou o prefeito Guilherme Menezes; da professora Milene Gusmão, que, na oportunidade, representou o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Paulo Roberto Pinto Santos; do assessor estadual de Formação em Cultura, Henrique Andrade; e do curador da Mostra este ano, Marcelo Miranda. Também estiveram presentes no evento, o coordenador da Mostra Cinema Conquista, Esmon Primo, e o diretor e roteirista, Geraldo Sardo, o homenageado dessa edição.
Para a coordenadora municipal de Comunicação, Talita Nobre, o que possibilita a consolidação desse grande evento em Vitória da Conquista é a sinergia encontrada no município, em especial no que se refere à valorização da sétima arte enquanto formadora de cultura e memória social. A coordenadora aproveitou o evento para relembrar as contribuições da Administração Municipal na perpetuação e conservação dessa arte: “Com o intuito de reforçar o valor cultural do cinema, recentemente, a Prefeitura adquiriu o prédio do antigo Cine Madrigal, investiu na construção do Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, com espaço reservado para a futura instalação de uma sala de projeção 3D (Planetário), bem como está finalizando a construção do Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceus) que, além de outros, conta com espaços de cinema e teatro”, recordou.
Os investimentos que possibilitam a produção e exibição de obras cinematográficas em Vitória da Conquista também foi tema relembrado pela professora Milene Gusmão. “Desde 1992, com o surgimento do programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, é possível ver investimentos reais na consolidação do cinema no município. É sempre emocionante falar da Mostra, porque, ao longo desses 10 anos, ela foi sendo construída com a ajuda de todos até se fortalecer e ganhar lugar de destaque entre os eventos cinematográficos”, declarou a professora.
O início das atividades relacionadas ao evento – que segue até o dia 17 de outubro, com a exibição de 56 produções brasileiras divididas em 22 sessões – foi marcado pela entrega do troféu Mostra Cinema Conquista – Ano 10 aos familiares do jornalista e crítico de cinema, João Sampaio, que faleceu este ano e é também o homenageado nessa décima edição, além da exibição do documentário “Reviramundo”, de Glauber Lacerda, e do longa-metragem “Revoada”, de José Umberto Dias.
Confira a programação completa no site www.mostracinemaconquista.com.br.