Há 19 anos, em 24 de abril de 2002, foi sancionada a Lei Federal nº 10.436, mais conhecida como Lei da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Considerada uma das leis mais importantes para a comunidade surda, ela reconheceu a Libras como meio legal de comunicação e expressão.

Em Vitória da Conquista, para comemorar a criação da Lei, a Central de Interpretação de Libras (CIL) vai realizar, na segunda-feira (26), às 19h, a Mostra Cultural Libras em Cena, com o professor especialista Ítalo Mafra. Ele vai falar sobre o protagonismo surdo na sociedade após a promulgação da lei.

Em razão da pandemia, este ano, o evento será transmitido por meio de plataforma online (Google Meet). Para se inscrever, o participante deve enviar o nome completo para o e-mail cilpmvc@gmail.com até às 12h de segunda (26).

A coordenadora da CIL, Jaqueline França, falou da importância de realizar a Mostra. “Nosso objetivo é levar a comunidade para o encontro da cultura surda, além de mostrar o impacto da lei de Libras e os avanços a partir de sua promulgação, contrapondo o passado com a realidade atual”, contou.