Há 10 anos consecutivos, durante uma semana da primavera, Vitória da Conquista respira cultura e cinema nos três períodos do dia. É a Mostra Cinema Conquista – Um olhar para o novo cinema, um dos principais eventos audiovisuais do Nordeste.

Realizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, a edição deste ano será realizada no período de 12 a 17 de outubro e exibirá 54 filmes brasileiros, entre longas, médias e curtas-metragens recentes, em diversas localidades do município, incluindo a Zona Rural.

Ao longo dessas dez edições, a Mostra exibiu cerca de 130 filmes de longa-metragem e 280 de curta-metragem brasileiros, que estabeleceram um panorama da produção nacional e apresentaram diversas formas de expressão sobre a nossa realidade social, histórica, política e cultural.

A formação de público e a expansão da sétima arte são efeitos notados. Além dos espaços sede, do Cine Madrigal ao Centro de Cultura, a Mostra Cinema Conquista realizou exibições populares em praças públicas nos bairros e escolas dos distritos da zona rural. Também foram oferecidas atividades de formação e discussão, como conferências, cursos, oficinas, debates e lançamento de livros, sobre os diversos temas pertinentes ao campo cinematográfico brasileiro e mundial, com a participação de dezenas de renomados profissionais do meio audiovisual.

E como nos anos anteriores haverá exposições referentes aos homenageados. No Ano 10, os tributos são para: Geraldo Sarno, cineasta e documentarista de relevante contribuição para a identidade do cinema brasileiro; e João Sampaio, jornalista e crítico de cinema, que dedicou o seu trabalho na defesa e divulgação do cinema brasileiro e baiano.

Este ano a abertura acontece no Centro de Convenções Divaldo Franco, no dia 12 de outubro, às 19h. Lá também haverá exibições de filmes de 13 a 17 de outubro, com sessões às 15h, 18h e 21h, além das exposições. No mesmo período, serão realizadas as conferências, o papo de cinema, oficinas e lançamentos de livros de 9h às 12 e de 14h às 18h, na Uesb.

Ainda de 14 a 17, os moradores do bairro Brasil e quem se interessar em assistir os filmes da Mostra em um espaço aberto podem se dirigir à Praça Nossa Sra. dos Verdes. Lá na Cine-Tenda, sempre às 19h, um filme começará a ser apresentado. O acesso é gratuito para toda população.

Já os alunos das escolas de Bate Pé, Batuque, Cercadinho, Dantilândia, Iguá, Inhobim, José Gonçalves, Pradoso, São Sebastião e Veredinha poderão ver, entre os dias 13 e 17, e 20 e 24, longas e curtas às 19h no Cine-Cidadão Itinerante.