Desde o dia 9 de setembro, a Mostra Cinema Conquista exibe longas e curta metragens nas escolas municipais de Vitória da Conquista, por meio do Cine-Cidadão Itinerante. Essa é mais uma ação da Prefeitura Municipal e da Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb) – organizadoras do evento -, voltada para a difusão da sétima arte.

As sessões de cinema, que são gratuitas e abertas a toda comunidade, acontecem sempre às 19h com a projeção dos curtas Cine Camelô, de Clarissa Forjaz Knoll e O fim do filme, de André Dib; e do longa Meu Pé de Laranja Lima, de Marcos Bernstein.O longa conta a história de um garoto que tem o costume de ter longas conversas com um pé de laranja lima que fica no quintal de sua casa. Até que, um dia, conhece um senhor que passa a ajudá-lo e logo se torna seu melhor amigo.

Após Bate Pé, Batuque, Dantelândia e Iguá que receberam as exibições durante a última semana, no sábado e no domingo (14 e 15 de setembro) foi a vez de os moradores de Inhobim e José Gonçalves terem acesso a esses filmes em suas próprias comunidades. As sessões ficaram repletas de moradores ávidos por cultura e por toda a magia que envolve o mundo cinematográfico.

As exibições seguem até o dia 18 de setembro, passando pela Escola Municipal Manoel José Rodrigues do Prado, em Pradoso, nesta segunda-feira, 16; pela Escola Municipal Euclides da Cunha, em São Sebastião, na terça-feira, 17; e, por fim, pela Escola Municipal Tobias Barreto, em Veredinha, na quarta-feira, 18.

*Fotos: Vivaldo Leão (Assessoria Mostra Cinema Conquista)